Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Chuvas e erosão na barreira aceleraram o processo de deslizamento.

Barreira do Cabo Branco volta a deslizar devido a chuva e erosão, em João Pessoa

Mais uma parte da Barreira do Cabo Branco deslizou, nesta quarta-feira (10),

com os efeitos das chuvas e da erosão, em João Pessoa. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, a área que caiu fica entre a Estação Cabo Branco e o mirante, e a passagem de carros já estava interditada na região.

Barreira do Cabo Branco deslizou em outro ponto nesta quarta-feira (Foto: Walter Paparazzo/G1)

 

 

 

“Vamos ter que isolar aquela parte mais uma vez porque existem muitos curiosos chegando perto. Mas ninguém chegou a ficar ferido”, disse Noé Estrela.

De acordo com ele, as chuvas dos últimos dias e o processo de erosão, causado pela força do mar na barreira, causaram o deslizamento.

A barreira do Cabo Branco sofre com a erosão intensa – desgaste do solo que pode ser natural ou por ação do homem – há 15 anos e está interditada. O trânsito de carros na região foi restrito e alguns acessos desviados. Em janeiro deste ano, uma série de deslizamentos afetaram a barreira.

O projeto de contenção da barreira do Cabo Branco foi iniciado em março deste ano. A Secretaria de Planejamento (Seplan) da capital informou que o projeto está sendo executado em caráter de urgência, devido à importância da contenção da barreira para a cidade.