Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Chove em 96 cidades e 22 açudes sangram

Por: camila alves e luzia santos

Um total de 96 municípios paraibanos, de 223, registrou chuva nas últimas 24 horas. As ocorrências mais fortes se concentraram na faixa leste do Estado, na região litorânea, mas também foram verificados eventos isolados no Sertão, a exemplo da cidade de Aparecida, que teve volume pluviométrico de 52,5 milímetros (mm), um dos mais altos da Paraíba. As precipitações já elevaram os volumes de açudes e 22 barragens no Estado já estão sangrando. O serviço de meteorologia da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê que as chuvas devem continuar fortes hoje em todas as regiões do Estado.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, na cidade de Cabedelo – Região Metropolitana, caiu a maior quantidade de chuvas (80 mm), seguida por Bayeux (60 mm) e João Pessoa (56,5mm). A capital, inclusive, já atingiu quase um quarto da média histórica do mês de abril, que é de 270 mm. Já Campina Grande, no Agreste, obteve uma das menores médias (3,1), assim como Brejo do Cruz – no Sertão Paraibano (0,8), a cidade com menor nível pluviométrico da última segunda para terça-feira.
“Choveu em praticamente todo o Estado, principalmente no Agreste, Brejo e Litoral. Mas as precipitações devem ficar dentro da climatologia do mês e em apenas alguns municípios, ela pode ficar acima”, comentou Marle, ressaltando que o Estado já está em seu período chuvoso, que é de abril a julho. A previsão é que os próximos dias sejam de mais chuvas, com maior intensidade do Litoral ao Agreste do Estado. Já para as regiões do Sertão, Cariri e Curimataú, a expectativa é de precipitações isoladas.
Três meteorologistas da Aesa, em Campina Grande, estão realizando o trabalho de monitoramento do tempo no Estado com o objetivo de dar apoio aos demais órgãos, tais como Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras municipais, secretarias estaduais de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Agricultura que trabalha no planejamento do plantio e da safra agrícola.
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba está mantendo equipes de plantão para atendimento de urgência à população, tanto da Grande João Pessoa quanto nos demais municípios do Estado. João Pessoa conta com equipes no quartel do Comando Geral, 1º Batalhão, no bairro de Mangabeira e o Batalhão de Busca e Salvamento, no bairro do Cabo Branco.