Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cássio mantém esperança que liminar será analisada antes da posse de Wilson Santiago

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar a liminar que pede o deferimento do registro de sua candidatura ao cargo de senador, antes da posse de Wilson Santiago (PMDB).

O tucano lembrou que existem duas ações em tramitação, uma delas pede que ele seja nomeado e outra que a liminar seja apreciada antes do dia primeiro de fevereiro, quando todos os deputados e senadores tomam posse no Congresso Nacional. Cássio voltou a argumentar que está sendo punido duas vezes. As declarações foram feitas nesta sexta-feira (7), na solenidade de posse de Fernando Catão como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O ex-governador teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). O Tribunal considera que ele se enquadra na lei de Ficha Limpa. Apesar disso, Cássio concorreu Sub Júdice as eleições para o Senado e foi eleito com mais de um milhão de votos. Todavia o TRE diplomou apenas Vitalzinho (PMDB), segundo colocado no pleito, e Wilson Santiago (PMDB), terceiro colocado.

Cássio recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas teve novamente o pedido negado. Agora apela para a última instância, o STF.  A liminar está a cargo do ministro Celso de Melo, que está de recesso. Contudo, o presidente do STF, César Peluzo, pode pedir que a mesma seja remetida para o seu gabinete para apreciação. Entretanto, até a última quarta-feira (5) o magistrado não havia se pronunciado. O recesso do Supremo termina no mesmo dia da posse dos novos eleitos.


Paulo Dantas