Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cássio e Ricardo: muita histeria editorial fora de época ( Marcos Alfredo)

 

Estamos todos – militantes da imprensa e aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o microcosmo da política paraibana – reféns de um processo perigoso de acompanhamento dos fatos cotidianos do poder na Paraíba. Ano pré-eleitoral, 2013 tem sido pródigo na evolução de leituras temerárias sobre gestos, intenções e até premonições sobre 2014.        

Pauta obrigatória das páginas políticas nos últimos meses, a aliança ou o rompimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) já vem alcançando quase um patamar de “histeria editorial”. Quaisquer gestos – ou ausência deles – se transformam em matérias, notas ou “análises” pretensamente percurcientes sobre os rumos da política paraibana.

A festa com traço popular de aniversário de Ricardo Coutinho neste fim de semana, em João Pessoa, virou uma espécie de “termômetro” para se avaliar a força da aliança entre o socialista e Cássio Cunha Lima. Houve apostas, previsões e todo tipo de especulação até instantes antes da chegada do tucano ao evento.

Imaginar que a participação numa festa de cunho social – por mais caráter político que tenha se tentado impingir ao evento – seria suficiente para determinar se Ricardo e Cássio estarão definitivamente juntos em 2014 é um pouco demais. Esse tipo de simplismo de dutivo embaça a percepção dos acontecimentos.

A preço de hoje, o senador tucano e ex-governador se mantém equidistante das ruas realidades. Através de seu discurso, tanto é possível se desprender sinais claros de que ele pretende se manter no arco de aliança com o governador socialista. Mas também há quem veja evidências de insatisfações e um certo “preparo” para o rompimento. Só o tempo dirá quem tem razão. E qual esse tempo? Certamente não será este ano ainda e, tampouco, em função de uma participação num evento natalício…