Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cartaxo vai ao encontro dos prefeitos com o governador?

Em plena segunda-feira de Carnaval, uma dúvida pula como folião embaixo do trio na consciência do signatário deste blog. O prefeito Luciano Cartaxo (PT) estará na próxima segunda-feira, dia 18, com os demais prefeitos da Paraíba em encontro coletivo com o governador Ricardo Coutinho?

 

Façamos uma breve reflexão sobre o tema.      

 

Ao que se sabe o encontro vai servir para o governo expor, anunciar e reforçar com os prefeitos todas as possibilidades de parcerias que o Estado tem disponível pra fechar com as prefeituras paraibanas. No local, serão colocadas bancas de diversos órgãos e programas do governo para que os prefeitos se informem e, quiçá, já saiam de lá com parcerias fechadas.

 

Teoricamente, uma boa oportunidade pra conseguir recursos pra levar aos municípios. Somente isso seria suficiente para que todas as prefeituras paraibanas, independentemente da presença do prefeito ou não, enviem representantes.

 

Por outro lado, é difícil tirar do encontro o viés político. É natural que o governo use o momento também para contabilizar o nível de adesão dos prefeitos à base do governador Ricardo Coutinho. E, neste caso, Luciano Cartaxo pode não querer dar quórum pra que o governo ostente bons números de presença contando com ele na lista. Especialmente porque num encontro dos prefeitos com o governador, como diria um amigo, “maior engole os menores”.

 

Soma-se ainda o fato de que Cartaxo ainda não foi recebido sozinho em audiência pelo governador, apesar de sabermos que uma cidade como João Pessoa merece uma atenção individualizada do processo em razão do tamanho, da demanda e da importância, inclusive, para o desenvolvimento do próprio Estado.

 

Por outro lado, marcar presença seria um gesto que poderia calar o governo diante de qualquer insinuação contra o petista. E ainda, se quiser, pode sair dizendo: “Fui e não vi nada demais”. Sendo uma coisa ou outra, como já dissemos, o que não se pode deixar da fazer é enviar representantes. Ignorar o encontro por completo é ser omisso com João Pessoa.

 

Vejamos qual caminho Luciano Cartaxo vai tomar. 

Luís Tôrres