Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CAMPANHA ALERTA POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO PARA QUE NÃO TROQUE VOTO POR ÁGUA, A ÁGUA É UM DIREITO SEU

Movimentos sociais lançaram campanha na Região do Semiárido alertando a população com o slogan “Quem pede voto em troca de água não merece nossa confiança”. Eles pedem que os moradores não aceitem o uso eleitoreiro da água e denunciem a negociação de votos em troca de benefícios durante a campanha para as eleições municipais deste ano.

Intitulada “Não Troque Seu Voto por Água. A Água É Um Direito Seu!”, a campanha foi lançada este mês pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Com inserções em rádios locais e comunitárias, além de panfletos e cartilhas, a mobilização tem o objetivo de conscientizar, principalmente, pequenos agricultores.

 

O Semiárido enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos e o movimento pretende impedir que candidatos aproveitem as medidas de socorro às vítimas da estiagem, como o fornecimento de carros-pipa e a distribuição de alimentos e de sementes para conquistar votos. Oferecer benefícios em troca de voto é crime, conforme previsto na Lei 9.840/99, conhecida como Lei de Combate à Corrupção Eleitoral.

 

Se houver tentativa de compra de voto o autor deve ser denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral dos estados e ao Ministério Público estadual.

 

FONTE: AGÊNCIA CNM

Não é possível comentar.