Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

‘Bregareia’ volta 4 anos depois, com 30 atrações e mais de 50 horas de música brega

  • Lançamento ocorreu na PBTur
Lançamento ocorreu na PBTur

 

 Agora é oficial. Após quatro anos sem ser realizado, o Festival Brasileiro, da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo, popularmente conhecido como ‘Bregareia’, está de volta. O lançamento do resgate da festa, que volta em 2013 ao calendário festivo do município de Areia, no brejo paraibano, foi feito na manhã desta segunda-feira (02), em entrevista coletiva de imprensa, na sede da PBTur, em João Pessoa, com a presenças do prefeito de Areia, Paulo Gomes (PRB), do vice André Perazzo (PPS), do deputado Tião Gomes (PSL), que é o criador e idealizador da festa.

Também participaram representantes do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, da PBTur, do Trade Turístico paraibano de colaboradores e de patrocinadores do evento.

Este ano, o festival será realizado de 24 a 27 de setembro, já o Bregareia acontece no último final de semana de setembro, nos dias 27, 28 e 29. Na ocasião foram ainda anunciadas as mais de 30 atrações que abrilhantarão a festa e ainda o apoio e a participação da Caravana do Ratinho, que levará a Areia seis grandes atrações.

A programação completa, com as datas e os horários de todas atrações será anunciada nos próximos dias. A Prefeitura de Areia garantiu mais de 50 horas de música brega para os três dias de festa.

A coletiva ainda contou a presença do cantor do gênero brega, Paulo Márcio, que acabou dando uma pequena ‘amostra’ do que a prefeitura de Areia preparou para a volta do Festival Brasileiro da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo – O Bregareia 2013, que este ano realiza a sua 14ª edição.

Nas treze edições anteriores, o evento ganhou repercussão nacional com a apresentação de nomes famosos da música brega brasileira como Waldick Soriano, Carlos Alexandre, José Ribeiro, Fernando Mendes, Reginaldo Rossi, Bartô Galeno e também o cantor Paulo Márcio.

“Fizemos questão de reativar essa festa porque é uma das maiores da Paraíba e representa tudo para Areia e o Brejo, tanto em termos de divulgação da imagem quanto comercialmente”, justificou Tião Gomes, amante declarado da música brega.

Empolgado com o resgate da festa, o prefeito de Areia, Paulo Gomes, enfatizou o empenho de toda a gestão municipal e agradeceu a confiança do Governo do Estado, do Ministério do Turismo e dos parceiros, que acreditaram na proposta, apoiaram o evento e colaboraram para a realização de um evento, que atrai turistas para a cidade e estimula a economia, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

“Muitos turistas conheceram nossa cachaça, rapadura, artesanato e a cultura como um todo. Acabaram com o Bregareia, mas conseguimos resgatá-lo. A prefeitura trabalhou nesse projeto, acreditou no potencial do evento e conseguimos fazer com que a festa seja realizada no último final de semana de setembro, assim como nos festivais anteriores. Essa festa é o diferencial de festas que ocorrem na Paraíba, com muita descontração e brega. É uma festa gostosa e viável porque estamos vendendo nossos produtos. É uma referência nossa”, comemorou o gestor.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Renato Feliciano e a Presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacaram, na ocasião, a importância do resgate da festa e se comprometeram a colaborar com todo o apoio logístico para a realização do evento este ano.

O presidente da Aspeca (Associação dos Engenhos de Cachaça da Paraíba), Vicente Lemos, que também é o proprietário da Cachaça Volúpia, destacou a importância da iniciativa da prefeitura de Areia em resgatar o festival e fomentar uma cultura que é imortalizada no brejo paraibana – a cana de açúcar.

Veja as atrações confirmadas para o Bregareia 2013:

Almir

Adilson Ramos

Bartô Galeno

Carlos André

Carlos Alexandre jr.

Camilo Faion

 Edel Reis

Fernando Mendes

Giliard

Genival Santos 

Leonardo Sullivan

Mendes e Sobral

Nelson Roberto 

Paulo Márcio

Reginaldo Rossi

Roberto Muller

Roberto Alexandre

Ruan

Triangulo Amoroso

Zezo

Zé Ribeiro

Aguinaldo Timóteo

Ângelo Máximo

Beto Barbosa

Nilton César

Ovelha

Ricardo Braga