Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BRASIL, UM PAÍS SEM VERGONHA DA CORRUPÇÃO ( Prof. Marcos Bacalháo )

  marcos baclhaoEm 2099, houve um flagrante de desonestidade que veio a tona sem mobilizar a Justiça, motivar renúncias ou provocar punições. Mais de 200 parlamentares fizeram turismo com cotas de passagens aéreas exclusivas para viagens de trabalho. Fretaram jatinhos e bancaram o transporte de parentes, amigos e cabos eleitorais. Uma farra . Pressionados, alguns devolveram o valor das passagens, sem se desculpar. Foi como se tudo não passasse de um engano.

            A comparação escancara: os políticos brasileiros ignoram a importância da transparência. “ Brasil herdou de Portugal a ética distorcida do autoritarismo, instaurado com a chegada da família real no século XIX. É o caso de Antonio Palocci, ministro-chefe da Casa Civil, que agora se recusa a dizer como multiplicou, em quatro anos, seu patrimônio por vinte. Ao contrário dos liberais franceses e ingleses, os monarcas portugueses nos ensinaram a exercer o poder como um privilégio.

            Enquanto isso a estrutura do estado brasileiro garante privilégios aos detentores do poder. O maior exemplo é o foro privilegiado para integrantes do Executivo e do Legislativo. “Não importa se é de direita ou de esquerda” Todos seguem a  mesma ética autoritária quando chegar ao poder. “Ética é um conjunto de atitudes automáticas e inconscientes”. A pessoa age sem consciência de que está fazendo errado. Não pode se dar ao luxo de pensar ou sentir culpa. Para mudar uma classe política de ética torta só um choque de realidade. E olhe lá.  Enquanto o Rei Tiago I da Inglaterra, dizia que só respondia a Deus. Nossos políticos são piores: não respondem nem a Deus , nem a ninguém.

            No Brasil, foi necessária muita pressão da oposição e da imprensa para que o então presidente do Senado, Renan Calheiros, (cavalheiros) assumisse ter uma filha fora do casamento, fruto do relacionamento com a jornalista  Mônica Veloso. E, nesse caso, havia um componente em que não se pode duvidar: evidências de que um lobista pagava, em nome do senador, pensão à Mônica. Renan renunciou à presidência da Casa. É lógico escapou, no entanto das cassação e, em 210, foi reeleito.

            Vejam bem. A opinião dos eleitores não causa preocupação aos corruptos. A prioridade é convencer os colegas políticos a continuar lhe dando base de sustentação. Foi o que a Presidente fez quando veio a público o enriquecimento de Palocci. Dilma Rousseff reuniu seus melhores estrategistas para “blindar” o ministro e muniu os petistas de argumentos de defesa. A presidente mostrou que, a exemplo de seu antecessor, levará a situação até o limite do suportável. Como se nada tivesse acontecido.  Tenho dito !

 

 

                                                           Ingá, maio de 2013