Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Brasil e Angola serão ligados por cabo submarino

Brasil e Angola serão ligados por cabo submarinoAmpliar

  • Usuário poderá saber, entre outras informações, número e condições de funcionamento dos orelhões / Foto: Monumenta

Custos da internet entre América do Sul e África ficarão 80% menores

Um cabo de comunicação submarino de cerca de 6 mil quilômetros vai ligar Fortaleza (CE) à capital de Angola, Luanda. A iniciativa das estatais Telebras  e Angola Cables vai reduzir os custos de conexão de telecomunicações entre a África e América Latina, para facilitar a aproximação econômica e os laços culturais. 

Além de uma melhoria da performance das conexões, a previsão da Telebras é de uma redução de cerca de 80% dos custos de saída de internet do Brasil e dos demais países da América do Sul para a Ásia e a África. Com a infraestrutura, que deverá estar lançada até o primeiro semestre de 2014, o tráfego entre os continentes não terá mais que passar pela Europa e Estados Unidos, como ocorre hoje. 

União – O vice-ministro para as Telecomunicações de Angola, Aristides Safeca, destacou que o cabo submarino está entre os principais projetos desenvolvidos conjuntamente pelos dois países. “Não é apenas uma importância estratégica, mas também um interesse muito profundo de seus povos, que já são unidos pela língua, pela história comum”, afirma.

Os estudos para o lançamento do primeiro cabo submarino ligando os dois continentes começaram em novembro de 2011. “Vamos ter a possibilidade de fazer um reforço na cooperação científica, na produção cultural, audiovisual, reforçar todo um laço comercial com Angola”, avalia o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. 

Segundo a Telebras, o edital deverá ser lançado até junho e um estudo elaborado por uma consultoria internacional demonstrou a viabilidade econômica do projeto. “É uma parceria estratégica entre as empresas, viabilizando um balanceamento de tráfego internacional”, diz o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

TV digital – Uma comissão de avaliação do governo de Angola deu sinal verde para a adoção do padrão nipo-brasileiro de TV digital, após testar por cerca de dois anos o padrão ISDB-T. “Falta apenas a decisão política, mas o fato de termos a mesma língua facilita o acordo com o Brasil, inclusive para produção de conteúdos”, afirmou o vice-ministro de Angola.

Sociedade pode pesquisar em mapas digitais a localização de orelhões

Um novo sistema possibilita que a sociedade pesquise em mapas digitais a localização de orelhões em todo o território nacional e a obtenção de informações sobre a condição de funcionamento de cada aparelho – verde (funcionando) e laranja (em manutenção). Por meio do Fique ligado!, lançado na última terça-feira (27),  o usuário também poderá saber o número do orelhão, características e facilidades de acessibilidade. O sistema utiliza o georreferenciamento para disponibilizar na internet as informações fornecidas periodicamente pelas concessionárias de telefonia fixa.  

Acesse o “Fique ligado!” aqui 

Não é possível comentar.