Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Bira é convidado a palestrar no I Seminário da Juventude da ZS

Vereador pessoense terá como tema ‘Juventude, poder e política’

Reconhecido como o parlamentar das causas dos jovens, o vereador Bira (PSB) está entre os palestrantes do I Seminário da Juventude da Zona Sul, a ser realizado neste sábado (12), a partir das 14h, na Escola Municipal Tarcila Barbosa Franca, no Bairro do Grotão.

Com o tema ‘Juventude, poder e política’, o parlamentar promete levar sua experiência acumulada em sua trajetória política, somado ao seu conhecimento na área de psicologia, ao qual é bacharel. A expectativa é que a participação do socialista desperte nos jovens o desejo de se organizarem em espaços de articulação, compreendendo seu potencial no processo político.

Para os organizadores, Bira chega ao seminário gabaritado para engrandecer o evento, já que representa muito para o grupo jovem. Foi ele o autor da primeira PEC da juventude do país, incluindo os jovens no hall dos direitos dispostos na Lei Orgânica do município. A Constituição Federal, em seu artigo cinco, negligenciava essa parcela social, só ‘garantindo’ tais benefícios às crianças e idosos. Após a iniciativa do vereador pessoense, leis similares de inclusão foram sendo criadas pelo país.

Outra ‘luta’ importante travada por Bira – a do “primeiro emprego” –  teve com resultado o projeto de lei que força empresas vencedoras de licitações públicas destinarem 5% de suas vagas de trabalho aos jovens.

O Seminário – Além do vereador Bira, mais cinco palestrantes participarão do evento: Giovani Silva (com o tema: ‘Juventude e os movimentos sociais’) , Osman Matos (‘Crack: o inicio do fim’), o secretario de Juventude e Esportes do município, Thiago Pacheco (‘Política de juventude, enquanto inclusão), a presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo (‘A juventude em conflito com a lei) e o músico RyAn Lins (‘Arranjos criativos locais como instrumento de inclusão e geração de emprego renda).

Organizado pelo Centro de Referência da Cidadania, do bairro dos Funcionários II, sob a coordenação de Luis Costa, a aposta está sendo depositada na presença maciça de jovens ligados ao desporto e aos movimentos culturais, além de lideranças comunitária.