Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BEM ESTAR E AÇÃO SOCIAL DE INGÁ REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO, EM CONVÊNIO COM O PRONATEC ATRAVÉS DO SENAI

DSC_5734

O prefeito Manoel da Lenha autorizou à Secretaria de Ação Social para que oferecesse todas as condições para realização dos convênios de cursos profissionalizantes, dando preferência aos alunos do Prójovem e jovens em medida sócio-educativa

Em recente reunião de trabalho, o Secretário de Ação Social, Alex Vilas Boas, mostrou ao prefeito Manoel da Lenha a possibilidade da realização de convênios com o programa do Governo Federal,  a través do Pronatec, desde que a prefeitura oferecesse reais condições de estrutura e acomodações adequadas para a realização dos cursos. O prefeito imediatamente autorizou a realização dos convênios e determinou à Secretaria de Infraestrutura a reforma e adequação do prédio onde funcionava o telecentro, transformando-o no Centro Municipal de Capacitação Profissional Manoel Batista Chaves, que já está a disposição das entidades educacionais para realização dos cursos.
DSC_5736

Teve início segunda-feira, 29 de maio, o curso de Mecânica de Motos, ministrado através do SENAI. Duas turmas foram formadas de 18 alunos cada, perfazendo um total de 36. A maioria dos alunos matriculados fazem parte do PRÓJOVEM, e alguns deles cumprindo medidas sócio-educativas determinadas pela Justiça e Ministério Público. Porém, há alunos também matriculados na faixa adulta, 19 a 50 anos, pertencentes ao cadastro do Bolsa Familia do Ministério do Desenvolvimento Social.

DSC_5735

Além do aprendizado profissional, os alunos recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 8,00 por dia de aula, perfazendo um total de R$ 640,0 (seiscentos e quarenta reais) ao final do curso.

O Secretário Alex, informa que oferecerá outros cursos na área industrial como: Operador Logístico, Operador de Empilhadeira, Operador de Transpateleira e Mecatrônica, ficando uma mão de obra habilitada para ser absorvida pelo setor industrial da região, como a nova Fábrica da Fiat na divisa com Pernanbuco, a nova fábrica instalada na BR 230 no Ingá, ou até mesmo do sul do país.

Alex ainda informou, que pretende oferecer cursos através do CRAS, como Operador de Máquina de Costura Industrial, uma vez que uma pequena fábria de costura está em vias de instalação no Ingá, e um curso de Eletricista Industrial.

ASCOM – PMI