Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BANDIDO É BANDIDO DOUTOR : Ministro cobra da PF explicação sobre uso de algemas

Ministro cobra da PF explicação sobre uso de algemas

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta quarta (10) à Polícia Federal que preste informações “em caráter de urgência” sobre o uso de algemas em presos da Operação Voucher, que apontou desvio de recursos no Ministério do Turismo.

Nesta terça, ao deflagrar a operação, a PF prendeu 35 pessoas em Brasília, São Paulo e Macapá. Algumas deles, como o secretário-executivo Frederico Silva da Costa, foram fotografadas algemadas. Arte Operação Voucher Ministério do Turismo VALE ESTA (Foto: Editoria de Arte / G1)

“Os jornais de hoje mostraram fotos dos presos algemados. Existem regras rigorosas do uso da algema. Determinei ao diretor -geral da PF que me esclarecesse o uso das algemas. A Polícia Federal cumpriu ordem judicial. Agora, cabe ao Ministério da Justiça zelar pelos direitos individuais, e qualquer abuso será apurado”, disse o ministro ao G1.

O ministro despachou na manhã desta quarta com o diretor da PF, Leandro Daiello, e, segundo afirmou, dará ainda nesta quarta explicações ao governo sobre o uso das algemas na operação.

No ofício enviado à direção da Polícia Federal, Cardozo manda que seja instaurado procedimento disciplinar caso seja identificada infração à regulamentação sobre o uso de algemas.

“Caso constatada qualquer infração de regras em vigor, determino a abertura imediata dos procedimentos disciplinares cabíveis, informando-se de pronto a este gabinete as ocorrências”, diz o texto do ofício.

A assessoria da Polícia Federal não deu informações sobre a resposta ao ofício, mas disse que não houve abuso em relação às algemas porque o procedimento é normal.

Segundo a assessoria, é praxe o uso de algemas em presos que serão transportados em aviões.

Do G1

Não é possível comentar.