Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BANDIDAGEM 10 X BRASIL 0 E A COPA COMO FICA ? ( Prof. Marcos Bacalháo)

marcos baclhao    “Será que o Brasil terá condições em  2014 de dar segurança a Messi ? Se continuar assim ela não vem !”

      Estamos indo muito bem (mentira). Os meses passam e a segurança no país vai de mal a pior. O povo brasileiro morre um pouquinho a cada dia ao ver crianças, homens e mulheres assassinados por alguns reais. Os bandidos não têm dó. E ainda ouvimos políticos de segunda categoria, dirigentes e até jogadores falando em sucesso da Copa no Brasil.

            Continuo com minhas dúvidas. As construções dos estádios não aparecem, a tal  infra estrutura continua em estudos e a segurança atinge jogadores. Parece que os  deuses do futebol conspiram atingindo jogadores e ex-árbitros como aconteceu com o Godói, assaltado e atingido por três tiros ou jogador do América-MG assassinado após o roubo. Fica difícil falar de Copa, em futebol, quando vemos vencer o desafio de organizar uma Copa do Mundo que seja exemplo para o mundo? O jeitinho brasileiro não vai resolver dessa vez. Lamento pela vergonha que vamos passar !

            As cenas dos blindados da Marinha espantando a bandidagem de seu maior enclave no Rio de Janeiro – o aglomerado de favelas da Penha e do Alemão, na Zona Norte carioca, correram o mundo e denunciaram um novo capítulo em um território tão estratégico. No complexo do Alemão, o foco da resistência tem nome e lugar: cahma-se Areal, um naco do morro de difícil acesso, emoldurado por  um matagal de onde se pode acompanhar o vaivém da favela. Para cruzar a linha imaginária que delimita o lugar, só mesmo com a   autorização do bando ali encastelado. Nas poucas vezes em que os policiais atravessaram a fronteira, arrependeram-se. NA última, em dezembro, um PM  acabou alvejado com um tiro na cabeça.

            Os militares que fazem seu trabalho com honestidade são alvo constante de tiros de fuzil disparados por traficantes contra suas precárias instalações – contêineres de aço adaptados para abrigar pessoas. Num dia de janeiro, em represália a incursões da polícia, os marginais cravaram diversos balaços na parede de uma UPP. Não custa lembrar que a força policial foi colocada nos morros para pacificá-los.

            Vale salientar que: o Morro do Alemão, abriga o arsenal bélico e uma porção importante de drogas que, sim, é vendida por todo o morro. É também o escritório do último dos chefões ainda não capturado: o Luciano Martiniano da Silva, o Pezão. A polícia sabe que ela vai e volta àquela trincheira.

            A Presidente Dilma diz:  QUE O BRASIL TEM CONDIÇÕES DE FAZER A MELHOR COPA, SERÁ ? DESSE JEITO NÃO !