Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BANDA 31 DE MARÇO RECEBE HOMENAGENS NO SEU ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS (Ascom- PMI)

DSC_2733Prefeito e vice de Ingá prestigiaram a comemoração que terminou em frevo

 

O Clube União Cultural Ingaense foi o palco da festa em homenagem à Banda 31 de março, que neste dia, completa 80 anos de existência.

A Banda atualmente está sob a coordenação e batuta do maestro Eufrásio, popularmente conhecido como Flávio, que vem fazendo um excelente trabalho de resgate da tradicional Banda e retomando a importante função escola de música da cidade.

A Banda 31 de março tem um valor cultural enorme para a cidade de Ingá, pois além de alegrar com suas retretas e dobrados, por ela já passaram ilustres músicos que se destacaram a nível nacional como o Maestro Severino Araújo, seu fundador, que se destacou na cidade do Rio de Janeiro como maestro da Orquestra Tabajara, bem como o baterista Plínio que fazia parte do antigo programa do Chacrinha na extinta TV TUPI. O Major José Alves mais conhecido como Zé de Magarida que brilhou na Banda da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

A Banda ainda foi celeiro de grandes músicos como Lau Cardoso,Durval, José Luis de Souza, Maciá, Bole, Antonio de Nonda, e tantos outros, como Minan, Birino, Patativa, Zé dos Santos, Zezinho, estes três últimos presentes ao clube, bem como o baterista Eraldo Pereira.

A solenidade de homenagem teve início por volta das 21:00 hs, com a formação da mesa chamada pelo condutor do cerimonial, Antonio Tito Filho, que ficou composta pelo prefeito,vice e suas damas. Secretários municipais, Padre Severino, vereadores, o ex-prefeito Paulo Cândido e esposa e o Major José Alves, representando os músicos antigos da Banda.

Em seguida, a componente Valdete Silva, fez a leitura do histórico da Banda 31 de março, desde sua fundação até os dias atuais.

O prefeito Manoel da Lenha abriu a série de discursos e falou que se sente emocionado, honrado e privilegiado por Deus em ser prefeito justamente no ano em que a Banda 31 de março completa os seus 80 anos. Manoel lembrou que quando iniciou sua a gestão a Banda contava apenas com 9 componentes, agora em sua gestão, passou a ter 40 componentes e reativou a escola de música  com 12 alunos. Manoel falou sobre a importância cultural da Banda para o Ingá, relembrando seus nomes ilustres do passado e parabenizando o Maestro Flávio pelo grande trabalho que vem realizando.

O padre Severino enfatizou passagens bíblicas que tem a música como referências, parabenizou e abençoou aquele momento de felicidade em que se comemora os 80 anos da Banda 31 de março.

O vice- prefeito Mendonça também fez referências aos grandes nomes que já passaram pela banda e que se destacaram a nível nacional, estadual como o Major José Alves, presente à mesa. Mendonça recordou os tempos de criança, quando o seu pai, Maurino Rodrigues, um dos entusiastas da Banda, o acordava para assistir as alvoradas, o que para ele virou hábito até os dias de hoje. Mendonça falando em nome de sua esposa, tomada como uma das madrinhas da Banda, finalizou afirmando que ficou muito satisfeito ao ouvir um comentário feito por um cidadão, que afirmou de sua felicidade pelo fato de que pela primeira vez, a banda em sua alvorada, passou pelo bairro do Futebol, sendo recebido com alegria e admiração pelos moradores.

O presidente da Câmara Murilo falou em nome dos vereadores ali presentes, agradecendo a presença das pessoas que vieram prestigiar a homenagem à Banda, e parabenizou o maestro Flávio e seus componentes.

A primeira dama, Adjane Valeriano, agradeceu por ter sido escolhida madrinha da Banda, incentivou os alunos a se dedicarem no aprendizado da música e seguirem os exemplos daqueles que já passaram pela Banda. Falou que a música é como um remédio para o coração, que ameniza, acalma e alegra as pessoas em diversas situações, e desta forma, a Banda 31 de março é a alegria da cidade.

O Major José Alves falando em nome dos antigos componentes, fez um retrospecto da trajetória da Banda 31 de março nominando os músicos que estavam retratados numa foto antiga que abrilhantava a ornamentação da festa no União Cultural Ingaense. Parabenizou o prefeito pela iniciativa de recuperar a banda, e afirmou que para fazer cultura é preciso ter investimento. “Uma banda é como uma flor que embeleza o jardim de uma cidade”. Concluiu Major Zé Alves.

O Secretário de Turismo Vavá da Luz finalizou a série de discursos justificando a referência que fez como “bandinha”, sendo uma forma carinhosa de tratamento própria da colocação do sufixo “inha” nos finais da palavras. Vavá relembrou personagens da Banda como Durval no aparentemente simples replicar dos pratos, dava cadência e vida aos dobrados. Outros tantos como Lau Cardoso e Bole, que na retaguarda dava cadência às apresentações da Banda 31 de março que tanto abrilhantou os eventos como procissões, desfiles, retretas, alvoradas e grandes carnavais. Vavá finalizou enfatizando que a “Banda que tanto animou o jovem Manoel da Lenha, agora precisa ser por ele animada como prefeito”.

Ao término dos discursos, o prefeito Manoel da Lenha e o vice Mendonça, acompanhado de suas esposas, Adjane Valeriano e Helena Araújo, madrinhas da Banda, fizeram a entrega cinco novos instrumentos às mãos do maestro Flávio e componentes, que passarão a fazer parte do patrimônio da Banda. Ato contínuo, todos os componentes da banda receberam medalhas, certificados e placas comemorativas alusiva aos 80 anos de existência.

Foi servido um lanche aos convidados, músicos e familiares, e sem seguida a Banda tocou várias músicas culminando com a performance do maestro Flavio ao sax, sendo acompanhado pelos demais componentes, que terminou em frevo animando todos os presentes, inclusive o prefeito e o vice que entraram na folia.

Para ver  todas as fotos do evento Acesse: www.inga.pb.gov.br

ASCOM-PMI

Não é possível comentar.