Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO QUE ESTA NOTICIA É MUITO BOA : Novo Prodetur disponibiliza recursos para Municípios Turísticos

Novo Prodetur disponibiliza recursos para Municípios Turístico

O novo programa do Ministério do Turismo, o Prodetur + Turismo promete disponibilizar 5 bilhões de reais para as localidades listadas no Mapa do Turismo Brasileiro. A Portaria nº 74 foi lançada dia (2) de abril de 2018, e deve aumentar a oferta de recursos para a realização de projetos pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal ligadas ao setor do Turismo

O Programa surge para apoiar Estados e Municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parceiras. Entre elas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar principalmente as áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

Gerente executiva do Turismo, Alessandra Lontra

Finalmente o Ministério do Turismo criou um Programa alinhado ao Programa de Regionalização do Turismo, afirma a gerente executiva do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra. “Com esse Programa o Ministério impõe aos municípios, estados e ao Distrito Federal, trabalharem de forma integrada com o Mapa do Turismo Brasileiro e com as Instâncias de Governança, criando critérios obrigatórios”, explicou Lontra.

Ainda segundo Lontra, O turismo é uma atividade multifacetada e que passa pela infraestrutura geral, como sistema de abastecimento de água e de esgoto sanitário, acesso, políticas públicas, aspecto social dentre outras dimensões e que vai impactar diretamente no modo de vida, primeiro do cidadão que mora no local, para depois impactar na permanência do turista no destino.

O Mapa do Turismo Brasileiro conta com 3.285 Municípios e 328 regiões turísticas. Na Paraíba existem 101 municípios e 09 regiões Turísticas. Os projetos e ações aptos serão identificados com o “Selo Mais Turismo”, que indica o alinhamento da proposta com a Política Nacional de Turismo e com o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 e suas diretrizes.

Redação

Por

Ana Célia Macedo