Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO DONAS DE CASA,MP denuncia: gangue do gás coloca água dentro do botijão; veja como é feito o furto

O botijão instalado em sua cozinha pode estar recheado com água. A denúncia é do Ministério Público do Estado, que desde o início do mês está empenhada em desarticular uma gangue que atua na Paraíba promovendo furtos e comercializando em postos clandestinos.

Segundo o promotor do Consumidor, Glauberto Bezerra, a gangue retira pelo menos metade do gás e substitui com água.

O botijão, que deveria ter 13 quilos de gás, é vendido com apenas 6,5 quilos. A água, porém, mantém o peso original e dribla os consumidores.

Glauberto Bezerra explicou ao jornalista Giovanni Meirelles, da CBN João Pessoa, como é feito o furto:

Com um equipamento chamado “chupeta”, comercializado até no Mercado Central, a gangue faz a retirada do gás do botijão, que é repassado, simultaneamente, para um recipiente vazio.

O mesmo equipamento possibilita o recheio com água, garantindo o peso original do botijão doméstico.

O promotor disse que a fraude foi constatada semana passada, durante fiscalização em postos clandestinos que operavam na Capital.

Os botijões foram esvaziados pelo Corpo de Bombeiros e enviados para a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Quatro pessoas foram presas.

Dicas para evitar o furto

O promotor alertou aos consumidores para anotarem as datas de instalação e esvaziamento dos botijões. Se o gás durar menos do que a média registradas nos meses anteriores, a Procuradoria do Consumidor deve ser acionada.

Adriana Bezerra/PORTALCORREIRO

comente esta postagtem