Pular para o conteúdo

As diferenças de governar entre Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo

 

 

Ninguém pode garantir que esse quadro irá continuar, mas não há como negar quanta diferença na forma de governar entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo. Poderíamos ter feito essa comparação antes, mas era necessário um tempo melhor, para avaliarmos o comportamento do gestor do PT em João Pessoa, porque o chefe do executivo estadual todos já conhecem.

Vamos lá :      

Ricardo Coutinho assumiu o mandato suspendendo o pagamento do Subsídio dos auditores fiscais, uma conquista no Governo Cássio Cunha Lima em 2008 , e cumprida pelo Governo José Maranhão em 2009 e 2010. RC bateu o pé e disse que não pagava, o que gerou uma queda de braço entre o governador e a categoria resultando em uma greve e um confronto onde quem perde mais é o Estado e o povo paraibano. Além disso RC editou Medidas Provisórias para limitar a ocupação de cargos de chefia aos auditores, pedia a fusão da Secretaria da Receita, diminuindo a importância da pasta e tentando suprimir um artigo que garantia o subsídio dacategoria.

Luciano Cartaxo assumiu a Prefeitura de João Pessoa e surpreendeu quando se reuniu com diversas categorias, entre elas, exatamente a dos auditores do fisco municipal. Convidou um servidor de carreira para ocupar cargo de secretário e anunciou aumentos. Resultado é de bom relacionamento, satisfação dos auditores.

Ricardo Coutinho assumiu o Governo do Estado prometendo diálogo e respeito com os servidores públicos. Ano passado mais de 30 entidades, entre sindicatos e associações de diversas categorias, entre policiais civis e militares, professores, médicos, auditores fiscais, protocolaram pedido de audiência para dialogar com o governador Ricardo Coutinho. Até agora nenhuma dessas entidades foi recebida. O Governo investe milhões dos cofres públicos para anunciar um aumento que sequer alcançou a inflação do ano anterior, e em algumas categorias quebrou a paridade gerando prejuízos ainda maiores para quem está aposentado.

Luciano Cartaxo, depois de diversas reuniões com sindicatos e associações, anuncia aumento de 8% , acima da inflação do ano anterior, e que alcançou os inativos. Enquanto no Estado os professores, policiais, médicos, auditores, entre outras categorias, fundaram uma entidade que agrega todos os segmentos, o Fórum dos Servidores, no município de João Pessoa aparecem sindicalistas, representantes de professores junto com o prefeito numa foto para anunciar o aumento.

Há muita diferença entre o que os políticos falam em campanha e o que praticam quando chegam ao Poder. Será chato fazer isso. Então vamos comparar o jeito de governar de nossos políticos, começando por Coutinho e Cartaxo.

 

Marcelo José

PB24 horas

Não é possível comentar.