Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Apresentadora do SBT BRASIL, traz novo olhar para a TV e se destaca no universo jornalístico

Apresentadora do SBT BRASIL, traz novo olhar para a TV e se destaca no universo jornalístico

De nome marcante e personalidade forte, Rachel Sheherazade foi descoberta pelo comunicador e empresário Sílvio Santos, depois que uma opinião da jornalista sobre o carnaval caiu nas teias e nas graças da internet, agradando e dando voz a milhões de brasileiros.

O comentário inteligente, sensato e realista foi emitido no programa Tambaú Notícias, da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, então ancorado por Rachel.

A aposta de Silvio Santos ao contratar a jornalista paraibana deu certo. Ao lado do colega Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade dá   um show de profissionalismo todas as noites, e suas opiniões destemidas são o diferencial e o ponto alto de cada edição do SBT BRASIL. A prova está nos números: desde a contratação da nova dupla, o jornalístico praticamente dobrou a média de audiência, para a felicidade do patrão.

Antes de encarar a bancada do SBT BRASIL, Rachel enfrentou outros desafios profissionais. Foi professora de inglês, técnico judiciário, assessora de imprensa e repórter.

Como âncora, em seu programa diário na Paraíba, entre famosos e anônimos, entrevistou diversas personalidades da política, cultura, economia, saúde e do Judiciário. Lembro-me da última entrevista que fiz com o humorista Shaolim. Foi em 2008. Como sempre, ele estava tão a vontade, alegre, divertido… Em um dos intervalos do programa, Shaolim me imitou, jogando o cabelo para trás, cruzando as pernas e encarando a câmera, como eu fazia… Foi um riso só nos bastidores.

Outro momento marcante da carreira de Rachel Sheherazade foi ter particpado do Debate Político Eleitoral entre os candidatos ao Governo do Estado da Paraíba em 23 de setembro de 2010. Foi um marco, por que eu fui a primeira mulher no meu estado a mediar um debate dessa magnitude. Acho que não só fiz história, mas quebrei barreiras para que outras jornalistas pudessem fazer o mesmo.

Em rede nacional, o jornalismo de Rachel vem para resgatar valores humanos básicos como ética, honestidade e seriedade, valores que ela defende com unhas e dentes em seus comentários diários.

Apesar da imagem forte, arrojada e corajosa que transmite, fora da tela, Rachel vive outros papéis: é mãe, é mulher e dona de características preciosas como sensibilidade, amor incondicional pela família, pelo trabalho e é fã da liberdade de expressão. Sou uma mulher doce, mas no meu trabalho sei ser uma leoa, comenta.

Mãe de duas crianças, a apresentadora, quando não está trabalhando, fica o maior tempo possível ao lado do marido, Rodrigo, e dos filhos Clara, 5, e Gabriel, 4, participando ativamente da vida dos pequenos, condição da qual não abre mão. Adoro ser mãe, me identifico plenamente com esse universo infantil. Só tenho a agradecer a Deus pela linda família que tenho e pelo meu trabalho que ele me permitiu desenvolver, declara Sheherazade.

Quando perguntada sobre toda a sua firmeza ao ancorar um dos principais telejornais do país, Rachel responde: Meu trabalho exige uma postura mais firme e eu opino da forma como enxergo a realidade: sob a ótica dos meus valores, das minhas crenças e dos meus sentimentos”.

Para ela, o jornalismo opinativo é uma forma de incitar, nos telespectadores, a crítica, o debate, as transformações. O telespectador não quer só a informação mastigada. Agora é pouco. Ele quer e precisa ser instigado a tomar posições, a sair do marasmo, do comodismo das idéias. Quando opino, não sou dona da verdade. Mas, apenas expresso aquelas verdades em que eu acredito. É o meu jeito de tentar mudar o mundo. É a minha contribuição. Por que eu ainda acredito na revolução, nas mudanças genuínas, que vêm do pensamento, que nascem das palavras”, finaliza a apresentadora.

Refrescante.com.br

Não é possível comentar.