Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

APRENDA A LIDAR MELHOR COM AS CHATEAÇÕES DO FIM DO NAMORO

Não é fácil lidar com as chateações de um fim de namoro, mas existe etiqueta pra tal situação? Gloria responde

Não há nada mais fácil, nem mais gostoso na vida do que começar um namoro. Assim como não há nada pior, nem mais difícil do que terminá-lo…

Fim de namoro é sempre uma questão complicada. Vocês podem ter a conversa mais decente do mundo, mas não há como evitar que alguém se sinta rejeitado ou magoado – pelo menos a curto prazo. Mesmo quando o timing coincide, quem fala primeiro leva vantagem!

+ 7 ERROS QUE FAZEM DA HORA DE DIZER ‘ACABOU’ UM PESADELO           

Uma vez solteira(o), não saia anunciando o seu novo estado civil aos quatro ventos. Não há necessidade alguma em passar um boletim das suas idas e vindas amorosas – e, a não ser que você seja Lady Diana ou Príncipe Charles, evite comunicados oficiais.

Avise apenas os amigos mais próximos; os menos íntimos vão ficar sabendo da notícia aos poucos. No caso de você receber algum convite em nome do casal, aí sim comunique que vocês não estão mais juntos.

Agora, se você é do tipo que gosta de dividir a sua vida pessoal com mil e tantos amigos no Facebook, prepare-se para aguentar as consequências de toda esta exposição. Assim que seu status mudar, vão começar os comentários, as interferências, os palpites. Faz parte do jogo e você sabia disso desde o começo.

O problema foi seu ex não sair do seu pé? Culpa sua. Você que não deixou claro que não continuariam juntos. Esta história de pedir um tempo porque precisa ficar sozinha ou a desculpa de que “não é você, sou eu…” são na verdade uma delicadeza tola ou mesmo falta de coragem para enfrentar esta parte tão chata. Mais direto ao ponto é dizer: “Não quero mais ficar com você”. Afinal de contas, não é este o objetivo?

Está preparando um rompimento? Marque um encontro em um lugar sem plateia e fácil de ir embora, no caso de a situação ficar emocional. Não leve a pessoa para a sua casa, pois pode ser difícil fazê-la ir embora.

Por mais que todo o relacionamento tenha sido acompanhado por novas tecnologias (mensagens de amor por SMS, emails adocicados, testemunhos em redes sociais ou replies com corações), na hora de terminar só cara-a-cara mesmo. Sinal de respeito.

De qualquer modo – seja qual for a situação – quanto menos confronto, cobrança e baixaria na hora de dizer adeus, melhor será para os dois. Os primeiros meses de afastamento vão ser os mais esquisitos. Aos poucos, as coisas vão se ajeitando. A melhor coisa é confiar no clichê que diz que o tempo resolve tudo