Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AO SECRETÁRIO DE TURISMO VAVÁ DA LUZ (Prof. Marcos Bacalháo)

Embora até o presente momento não haja uma definição única o que seja TURISMO, a Organização Mundial de Turismo o define como: ” as atividades que as pessoas realizam durante viagens e permanência em lugares” distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer ou de negócio.
Segundo pesquisadores, existem duas linhas de pensamento, nos quais a História do Turismo se divide. A primeira, seria o turismo motivado pelo ócio (descanso), cultura, saúde, ou relações familiares.
A segunda linha, se baseia em que o turismo realmente se iniciou com a Revolução Industrial, visto que  os deslocamentos tinham como intuito lazer.
Pelo menos na Grécia Antiga, dava-se grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura. diversão, religião e desporto, onde às pessoas se deslocavam para assistirem às Olimpíadas (que ocorriam de quatro em quatro anos na cidade Olímpia. Onde existiam peregrinações religiosas.
Durante o Império Romano, eles eram assíduos frequentadores de grandes espetáculos, em  teatros, e realizavam deslocamentos  habituais para a costa, para conhecerem uma vila cham,ada de Vila de Férias.
Durante a Idade Média, houve um retrocesso devido ao maior número de conflitos e a recessão econômica, entretanto surge nesta época um novo tipo de viagem, chamada de peregrinações religiosas.
Quanto a Idade Moderna, foi quando apareceu os primeiros alojamentos com o nome de “hotel”. Esta palavra é de origem francesa que designa-se palácios urbanos.
Como eram grandes as viagens de personalidades importantes em suas comitivas que eram numerosas, sendo impossível alojar a todos em palácio, ocorre à criação de novas edificações hoteleiras.
Já na Idade Contemporânea, houve a Revolução Industrial, que se consolida a burguesia que volta e dispor de recursos e tempo livre para viajar. Foi quando surgiu o invente do maquinário Vapor, que revolucionou os transportes substituindo a tração animal, pelo trem a vapor, e o uso do vapor nas navegações.
Senhores leitores. Visitem às ITACOATIARAS.