Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Agra realiza 1º “Papo com o Prefeito nas Escolas” e debate projetos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, deu início ao novo canal de comunicação da gestão, o “Papo com o Prefeito nas Escolas”. Na primeira edição, ele visitou, na manhã desta sexta-feira (11), a Escola Estadual Presidente Médici, no bairro Castelo Branco, e ouviu as perguntas e sugestões da população jovem acerca de sustentabilidade, transportes públicos, infraestrutura e turismo.

No início da conversa, o prefeito da Capital se apresentou aos estudantes da escola de ensino médio profissionalizante e listou as prioridades da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Queremos fazer de João Pessoa uma cidade sustentável para os pessoenses e para os nossos visitantes. Nossas prioridades são na área de habitação social, infraestrutura, assistência social, cultura, turismo e saúde, mas o mais importante é implantarmos a ideia de empoderamento da população, estimulando sua participação na vida política por meio do Orçamento Democrático”, disse Luciano Agra.

Para a secretária de Educação, Ariane Sá, este tipo de atividade é útil no despertar da cidadania na população jovem. “Queremos estimular o pensamento político nos adolescentes. Além disso, como o estudante também pauta as conversas em casa, este diálogo é levado para os lares e envolve os pais”, disse ela.

O projeto “Papo com o Prefeito nas Escolas” segue os moldes do programa via internet, “Papo com o Prefeito”, que ocorre mensalmente, mas segundo a secretária de Comunicação, Marly Lúcio, esta modalidade presencial proporciona um contato mais direto com uma parcela da população que interage muito com a gestão.

A dinâmica funcionou com a realização de três perguntas por cada bloco, sobre qualquer assunto. Como a escola é profissionalizante, oferecendo cursos de hotelaria, bares e restaurantes, o segmento do turismo foi um dos assuntos mais comentados. O prefeito destacou o potencial turístico da Capital, e o interesse da gestão em expandir ações estruturantes.

“Estamos elaborando um Plano de Desenvolvimento do Turismo para investirmos na área da melhor maneira possível. Queremos mostrar que não somo apenas uma cidade de praia e sol. Temos a Estação Cabo Branco, temos as áreas verdes de preservação, além de um trade turístico consolidado. Vamos solucionar o problema da falésia do Cabo Branco e construir um terminal turístico na praia da Penha”, destacou ele.

Tráfego – A questão de mobilidade urbana e transportes foi o assunto abordado pelos estudantes Sheiza Sâmara, Lylyanne Braz e Antônio Medeiros. Sobre o assunto Luciano Agra falou do programa Caminho Livre, que já vem atuando na preparação das ruas para receber as obras com recursos do PAC da Mobilidade, quando circularão nas vias ônibus mais rápidos articulados, com três vagões e com ar condicionado, com a finalidade de minimizar os problemas de trânsito na Capital.

Ele também se comprometeu a discutir com a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) a ampliação da frota das empresas, para oferecer melhor locomoção para os moradores de áreas como o Valentina Figueiredo. Os alunos também solicitaram da PMJP alguma solução para facilitar o acesso à Universidade Federal da Paraíba. “Vou solicitar que uma equipe da STTrans venha à escola para discutir com vocês e avaliar a melhor solução para o tráfego”, frisou Luciano Agra.

Outro assunto comentado foi o da criação de áreas verdes para a cidade. “Eu fico feliz que esta preocupação parta de vocês porque este é um tema que desagrada a algumas pessoas, como se isto não fosse importante. Estamos trabalhando na criação de parques ecológicos, como o Parque Paraíba, que será construído no Aeroclube, o Orto Municipal, no Conjunto Cidade Verde e a Fazenda Cuiá. Estamos preparando a cidade para o futuro”.

Natal – Na ocasião Luciano Agra destacou que a cidade vai ter uma decoração de iluminação natalina bem melhor que a do ano passado, além de uma programação de atrações para as festas de final de ano que vai surpreender a população. Entretanto, avisou que ainda não pode adiantar detalhes, ao ser questionado pelo grupo de estudantes.

Impressão – Ao término do “Papo com o Prefeito nas Escolas”, alguns estudantes procuraram Luciano Agra para dialogar. Ele elogiou o nível das perguntas, o que para ele, evidencia o interesse dos jovens pela sociedade em que estão inseridos. Para a estudante Luciene Cavalcante a experiência foi positiva porque teve acesso a informações, como o interesse da PMJP em investir em sustentabilidade.

Já Lylyanne Braz destacou o fato de estar próxima ao prefeito, conhecê-lo e ouvir dele as propostas para a cidade de João Pessoa. “Isto acaba com qualquer tipo de mal entendido que surge na sociedade. É uma boa forma que a prefeitura encontrou para dialogar com os mais jovens”, afirmou ela.

Participaram da ocasião, os secretários Estelizabel Bezerra (Planejamento), Marly Lúcio (Comunicação), Ariane Sá (Educação), Dimas Lucena (adjunto da Educação), Francisco Linhares (Turismo), Marcelo Cavalcanti (Infraestrutura), Tibério Limeira (Orçamento Democrático), Paula Frassinete (adjunta da Previdência do Município), e o vereador Jorge Camilo

Não é possível comentar.