Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Agra participa de missa no Dia de Finados e anuncia melhorias nos cemitérios de JP

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, visitou três cemitérios na manhã desta quarta-feira (2), em razão do Dia de Finados. Ele conversou com a população e anunciou que vai realizar investimentos nos cemitérios da Capital, que são responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A Prefeitura de João Pessoa trabalhou na otimização da manutenção dos cemitérios para oferecer melhores condições a quem vem visitar os túmulos de parentes e amigos.

Agra assistiu a missa do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, no Cemitério Senhor da Boa Sentença. “Neste Dia de Finado eu também vim prestar homenagem aos meus entes queridos. É um momento de oração, reflexão e união entre aqueles que perderam alguém”, ressaltou o prefeito.

Outro cemitério visitado por Luciano Agra foi o São José, em Cruz das Armas. Ele foi recepcionado pela população que circulava no local, a exemplo da cidadã Genilda Coutinho, que o parabenizou pelo trabalho à frente do Executivo Municipal. “Luciano Agra está sempre em minhas preces”, exclamou ela.

No fim da manhã o prefeito de João Pessoa se dirigiu ao cemitério parque das Acácias, onde está localizado o túmulo de sua mãe, a senhora Neusa Agra de Oliveira, falecida em 21/01/209.

Melhorias e ampliação – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está elaborando um projeto de criação de um novo cemitério a ser construído na zona Sul da cidade, com 23.250 novas vagas para sepultamento, dobrando a atual capacidade. Atualmente, existem 23 mil túmulos particulares nos cemitérios Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo Redentor, São José, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha.

Há duas mil vagas de covas rotativas, em que os corpos são enterrados por dois anos e, depois de exumados, os restos vão para os ossários. Porém, não há mais túmulos particulares. Por conta disto, Luciano Agra afirmou que pretende trabalhar na verticalização de cemitérios, como foi feito no cemitério Cristo Redentor, em 2008.

Além disso, 23.250 novas vagas para sepultamentos serão criadas no novo cemitério municipal que será construído no Conjunto Cidade Verde. Do total de vagas, 11.976 serão em covas verticais/rotativas e outras 11.274 em covas horizontais/permanentes. São 95.581 metros quadrados de equipamento que adequado às normas ambientais.

“A cidade está crescendo e a população aumentando. Daí surgiu a necessidade de elaborarmos este projeto de mais um cemitério para João Pessoa, que vai ter em sua estrutura uma central de velórios, área administrativa, copa, ossários rotativos e permanentes, estacionamento e uma grande área de gramado”, frisou o prefeito.

Secom – JP