Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Agra faz palestra no Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental

 O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), fez palestra no IV Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). O evento foi realizado nesta quinta-feira (18) na Estação Cabo Branco, e contou com a participação de professores, estudantes, profissionais da área e ambientalistas.

Durante as duas horas de palestra, Agra apresentou a gestão ambiental na cidade de João Pessoa para os participantes. Como arquiteto, urbanista e gestor, Agra discorreu sobre o tema e lembrou o lançamento, quando prefeito da Capital, do Plano Municipal da Mata Atlântica, pontuando as áreas de conservação com pesquisas cartográficas e bibliográficas, registro fotográficos e estudos sobre a área e os impactos urbanos.

Durante a apresentação do Plano, Agra mostrou diversas zonas da cidade, com mapeamento de parques, lagos, pontos de ocupação do solo e preservação. “João Pessoa foi a primeira cidade a formatar um plano exclusivo sobre os resquícios da Mata Atlântica, um importante instrumento de diagnóstico para a gestão ambiental da cidade. É uma referência para estudos e apoio pedagógico”, explicou.

Agra lembrou da criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas (SMAP), de problemas pontuais, como a falésia do Cabo Branco. ” É importante o foco na educação ambiental e nos projetos futuros para a sustentabilidade. Um desses projetos, que é bastante ambicioso, inclusive, é o Parque Parahyba, um espaço urbano, com teatro e áreas para caminhadas”, disse o ex-prefeito.

Ao final, um dos organizadores do evento, Jeremias Jerônimo, agradeceu a presença do ex- prefeito. “Foi uma grande contribuição para nós, estudantes da área, termos esse contato e essa experiência com a participação de Luciano Agra”, disse. Agra agradeceu ao convite da instituição e desejou aos participantes sucesso na empreitada ecológica. ” A tendência da sustentabilidade veio para ficar. E a cidade precisa de vocês, que são dessa área, para se desenvolver com o viés ambiental e ecológico”.

Assessoria