Cinco meses sem pagar, cinco milhões em débito, presídios sem comida, presos prestes a fazer rebeliões sucessivas, um caos na exata expressão da palavra está plantado no sistema penitenciário da Paraíba, e, quem diz isso não é um deputado ou político de oposição, mas o próprio secretário da Administração Penitenciária, Carlos Mangueira(foto), para quem “Estamos atravessando uma situação incontrolável, que pode gerar o maior problema no sistema penitenciário da Paraíba nos últimos 20 anos”.
Carlos Mangueira apontou o secretário de Finanças do Estado, Marcos Ubiratan, como o responsável pelo colapso que está se instalando no sistema penitenciário paraibano. “Por várias vezes alertamos à Secretaria de Finanças sobre esse problema, mas, infelizmente, a Secretaria sequer nos justificou porque estes pagamentos não estão sendo realizados. O atraso vem acontecendo há bastante tempo e, sinceramente, estamos de mãos amarradas e não podemos fazer muita coisa”,
Mangueira admitiu que, se os pagamentos não forem efetuados até o início da próxima semana, vai acionar o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. “Se tivermos um quadro de descontrole, alguém deverá responder pela situação. Sozinho, não posso fazer muita coisa” finalizou o secretário.
E essa, comenta essa vai…