Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Açude dos Tapuias ameaça romper e provocar tragédia no município de Soledade

  • por
Açude Tapuias
Açude Tapuias

O Açude dos Tapuias, localizado no município de São Vicente do Seridó, ameaça estourar por falta de manutenção no balde e, caso isso aconteça, provocaria uma tragédia de grandes proporções em Soledade, ceifando a vida de dezenas de pessoas e deixando um rastro de destruição nesta cidade.

Essa preocupação real foi discutida na noite de segunda-feira (14), pelos vereadores soledadenses em sessão ordinária.

Tudo começou a partir de um requerimento apresentado pela vereadora, Fátima Barros (PMDB), onde solicita que a presidência da Câmara entre em contato com o Governo do Estado e solucione este problema o mais urgente possível, haja vista que são esperadas fortes chuvas para os próximos dias naquela região.

Na defesa da matéria, a vereadora lamenta a falta de cuidados para com aquele importante manancial, já que faz vários anos que esses problemas se avolumam enquanto os últimos governadores nada fizeram para mudar a situação.

Fátima disse que há w anos fez visitas ao local e constatou que o balde do Açude dos Tapuias já apresentava rachaduras e vários formigueiros.

Marcílio Marinheiro (PRP) saiu em defesa do requerimento da companheira e alertou que, caso o reservatório estoure, a única cidade prejudicada seria Soledade, pois a água iria para dentro do Açude Santa Tereza, que não suportaria o grande volume recebido e cederia, levando tudo que encontrasse pela frente.

Ele lembra que há 3 anos também esteve em Tapuias, onde fotografou o balde e enviou o material para o Governo do Estado, que não tomou nenhuma providencia.

“Se o Açude do Tapuias for embora, São Vicente só perde mesmo a água, pois a grande prejudicada seria a cidade de Soledade. Não devemos esquecer de 1985, quando Santa Tereza estourou. Hoje é mais bem mais grave, pois o número de residências construídas as margens do riacho é bem superior ao daquela época”, alerta o vereador.

Chiquinho do Alto (PR) que, além de vereador é presidente da Colônia de Pescadores de Soledade, faz um apelo as autoridades competentes, onde pede o conserto de Tapuias e de outros reservatórios que também passam por problemas de manutenção. Porque, além de evitar uma tragédia de grandes proporções, ainda garante o sustento dos pescadores que vivem desses açudes.

Segundo o presidente do legislativo soledadense, Leleto Gouveia (PSDB), uma reunião entre as câmaras de São Vicente do Seridó e Soledade está marcada para o próximo dia 23, nesta cidade.

“Fui procurado por vereadores de São Vicente do Seridó que também estão preocupados e decidimos marcarmos uma reunião para o dia 23 deste mês a noite, a partir das 19h30 aqui em Soledade, já que somos os maiores prejudicados caso Tapuias arrombe. Vamos deliberar sobre este assunto e enviarmos um documento em conjunto ao Governo do Estado”, informa o tucano.

Do Cariri Ligado