Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A SOLIDÃO DO SER HUMANO ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

marcos baclhaoA solidão é o preço que temos de pagar por termos nascido neste período moderno, tão cheio de liberdade, de independência e de nosso próprio egoísmo.”

           

            Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por  que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.

            Uma pessoa pode sentir-se sozinha quando está longe de seus entes queridos, quando não tem (ou pensa que não tem) amigos, pessoas que a entendam, lhe dêem carinho, atenção, quando termina um relacionamento afetivo, perde um ente querido… São muitas as possibilidades que trazem sentimento de solidão.

            Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria.Estar sozinho(a) pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo. Quando não sabemos de verdade o que somos, o que queremos, nos sentimos perdidos e sozinhos. Ora, nem nós mesmos nos conhecemos, por conseguinte, não conseguimos saber ao certo o que somos e queremos, não somos companheiros de verdade da gente. Não agimos seguindo decisões e desejos autênticos, somos levados pela opinião dos outros, pela vida ou por valores que estão dentro de nós mas que aí se instalaram vindo de fora, com  nossa permissão, claro, mesmo que  inconsciente, mas não representam  nosso  eu verdadeiro.

            É muito ruim olharmos para dentro de nós e encontramos idéias confusas, valores duvidosos, falta de autoconfiança criada por mensagens incorporadas vida afora e pelo não conhecimento de nossa real identidade. Se eu não sei que sou verdadeiramente, não me conheço, não sei me  ajudar, me acompanhar, me amar. Essa profunda solidão, da ausência do eu verdadeiro, provoca imensa instabilidade e dor. Muitos distúrbios afetivos podem daí advir, como a depressão, por exemplo. Quem passa ou passou por isso sabe como é duro viver nessa condição. E às vezes nem todo o apoio externo a suaviza.

            Eu acho que o caminho para resolver essa solidão interior é voltar-se para dentro, cada um em seu tempo, de seu jeito, às vezes procurando a orientação de alguém habilitado, e tentar resgatar seu eu autêntico, suas vontades, preceitos, qualidades e aptidões que podem estar esquecidos lá no fundo,  encobertos por toneladas de elementos errôneos, pensamentos exteriores de qualidade duvidosa e mensagens negativas que se permitiu que estacionassem no íntimo do ser.

            A perda de alguém significativo na vida de uma pessoa tipicamente provoca um período de lamentação, onde o indivíduo sente-se sozinho, mesmo na presença de outros. A solidão pode ocorrer dentro de um casamento ou relacionamento íntimo similares quando há raiva, ressentimento ou quando o amor dado não é correspondido. A solidão ocorre com freqüência em cidades densamente  populosas, nestas cidades muitas pessoas podem se snetir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas. Elas sentem a falta de uma comunidade identificável numa multidão anônima. Entretanto, alguns especialistas pensam o oposto: os  indivíduos precisariam se engajar ativamente uns aos outros e formar o universo na medida em que se comunicam e criam, e a solidão é meramente o sentimento de estar fora desse processo. Tenho dito!