Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A SECULT-PB comunica e lamenta a morte do cineasta e webdesigner Ely Marques

A SECULT-PB comunica e lamenta a morte do cineasta e webdesigner Ely Marques, aos seus 40 anos. Natural de João Pessoa-PB, era graduado em Arte e Mídia pela UFCG desde 2004, especialista em Estudos Cinematográficos e, mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB.

Fascinado pela sétima arte, desde criança, tinha como brincadeira predileta produzir, com seus irmãos e amigos, filmes de ficção, luta e aventura, com uma filmadora VHS.

Durante a graduação, foi pesquisador-bolsista de Audiovisual & Internet, por 3 anos. Entre 2004 e 2005, foi sub-coordenador de laboratório do Pólo Multimídia da UFPB, quando dirigiu (junto com Shirley Martins) o “Conexão Ciência”, 1º programa da TV-UFPB.

Em 2007, dirigiu com Arthur Lins, seu primeiro curta, o documentário “Um Fazedor de Filmes” (premiado na BA, RJ, RS e GO), e sua primeira ficção em 2009, o curta-metragem “O Plano do Cachorro” (um dos últimos filmes rodados e exibidos em 16mm do Brasil).

Foi um dos fundadores da produtora Pigmento Cinematográfico (2009), e sócio-fundador da InCinerado Filmes. Na mesma época, entrou para a equipe do Pontão de Cultura Rede Nordestina de Audiovisual, do MinC e, diretor da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Paraíba (até 2011).

Em 2015, animou e ajudou a desenvolver o game “Angry Birds Rocket Science Show” (uma produção da finlandesa Rovio, em parceria com a NASA). Em 2018, lançou o curta premiado “Deus Não Acredita em Máquinas”.

Sempre esteve com um pé na academia e o outro, no mercado. Participou de bancas de avaliação de monografia e projetos de pesquisa. Atuou em mais de 30 filmes, em diferentes funções criativas e técnicas do audiovisual, especialmente na montagem e finalização de curtas e longas-metragens, documentários, ficções, vídeos institucionais e publicitários.

Em nome do Governo do Estado e, de todos os que fazem a CULTURA na Paraíba, presto-lhe merecida homenagem. Nossas sinceras condolências à família, aos amigos e à toda classe artística, que reconhecem sua brilhante e meteórica carreira.

Damião Ramos Cavalcanti,
Secretário de Estado da Cultura
4 de abril de 2021.

#SomosTodosParaíba
#Audiovisual
#AudiovisualParaibano

https://www.instagram.com/p/CNQF_7VJv03/?igshid=10x29ptv615jm