Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A pesquisa Consult e o porquê da necessidade vital da oposição separar Ricardo e Cássio

Agora está estatisticamente explicado porque lideranças da oposição na Paraíba estão sempre recorrendo a Cássio Cunha Lima (PSDB) pra fazer frente ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Sozinhas, não assustam. E, ao lado de Ricardo, o senador tucano consolidaria a formação de uma aliança que ultrapassa a casa dos 60%.      

O que reforça o desejo urgente da oposição em “separá-los”. Tanto que a simulação da pesquisa sem Cássio no páreo revelará liderança de Ricardo.

É o que comprova a primeira fotografia eleitoral feita pela Consult/Wscom sobre a disputa pelo governador do Estado.

De acordo com os números colhidos em 69 cidades da Paraíba, o quadro atual apresenta a fragilidade das candidaturas de oposição, que juntas não chegam perto tem pouco mais de 16%. Por isso, a necessidade de “gozar no Cássio dos outros”. Lembro-me quando editava o PBAgora, soltamos uma pesquisa sobre a disputa pelo governo em janeiro de 2009, ou seja, ainda mais cedo do que a divulgada hoje. E, naquela época, Ricardo, candidato da oposição, já aparecia com 27% e Maranhão com 26%. Ou seja, com um nível de intenção de votos maior do que os registrados por Veneziano Vital do Rego, Luciano Agra, Aguinaldo Ribeiro, juntos.

A pesquisa comprova ainda aquilo que, empiricamente, já se atestava: o senador tucano vive uma das melhores fase de sua trajetória política. É claro que os números, precoces no tempo, mas fiéis ao sentimento empírico, estimulam ao cassistas mais empolgado a defender voo solo. E, certamente, até deverá envaidecer o próprio senador tucano.

Mas Cássio também faz política com a razão. E ao que parece, somando as questões jurídicas e políticas, a razão ainda aponta para a manutenção da aliança. Pra ele, liderar uma pesquisa pra governador enquanto ele continua dizendo que “não é candidato” serve apenas pra ele atestar aquilo que dissemos já em artigo anterior. Pra 2014, só uma articulação política a ser perseguida: a aliança com Cássio Rodrigues da Cunha Lima. O resto é resto, no campo político, claro.

Porque no campo administrativo o governador Ricardo Coutinho continua revelando que as ações do governo e seu conceito de gestão permanecem como seus maiores cabos eleitorais. A liderança na Grande João Pessoa e na própria capital, onde a eleição de 2012 o impôs uma derrotada, revelam que sua majestade ainda está em exercício. 

Está certo ainda que ninguém cometerá aqui, neste blog, ou em qualquer lugar, o disparate de dizer que os 37% dados a Cássio devem ser somados rigorosamente aos 27% dados a Ricardo Coutinho. Será preciso saber quanto desses 37% dos eleitores de Cássio votarão com a oposição na hora em que o tucano disser que vai de Ricardo Coutinho. É possível que a oposição cresça um pouco neste momento. Porque, por ora, está totalmente esvaziada, seja por causa do ritmo de trabalho administrativo e de adesões políticas que o governador Ricardo Coutinho está adotando, seja pela “criação” da candidatura do tucano.

Não deve demorar muito pra oposição perceber que é melhor deixar de alimentar a eventual candidatura de Cássio. Ela só faz colocar pra baixo aqueles que querem fazer frente ao governador em 2014. 

 

 

 

Curtas da pesquisa

 

Buliçoso, o jornalista Clilson Júnior furou em seu Twitter os números da pesquisa Consult. Vejamos os principais mais supreendentes e as respectivas análises:

 

1 – Ricardo Coutinho chega a 47% num confronto direto com Veneziano Vital do Rego, o que sinaliza a sentença: por ora, na oposição, não há adversário pro governador;

2 – Num embate direto , Veneziano perde pra Ricardo em Campina Grande, o que mostra a força da colagem “Cássio/Ricardo”, o nível de queimação do ex-prefeito em sua cidade e, principalmente, a dificuldade que ele terá pra sustentar uma candidatura sem poder dizer que é rei na sua terra;

3- Luciano Agra tem a menor rejeição, dado que o coloca como melhor nome da oposição, especialmente porque Veneziano, de acordo com a pesquisa, já não poderia dizer: “Campina sou eu!”.

4- Ricardo é o mais votado em João Pessoa, ganhando, inclusive, pra Cássio, o que revela que a capital ainda aprova o estilo do “Mago” governar.

5- O PT, como diria Maranhão, está fora do processo…

Luís Tôrres

Não é possível comentar.