Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A MÃO DE DEUS : Criança de 1 ano cai do 9º andar e sobrevive sem ferimentos graves

“Foi um milagre que salvou o meu neto. Eu ainda não consigo acreditar que ele sobreviveu”. Emocionado e incrédulo com o fato de o pequeno Diogo, de apenas 22 meses, ter caído do 9º andar e sobrevivido sem grandes fraturas, Heitor Tavares, de 67 anos, só anseia pelo regresso do bebê para casa.

O menino foi levado no inicio da tarde para o Hospital de S. João, na cidade do Porto, mas está livre de perigo. O acidente aconteceu no final da manhã, quando o menino estava na companhia dos pais.

Foi na casa da família, na Avenida Sacadura Cabral, no Peso da Régua, em Vila Real – Portugal, que a tragédia aconteceu. Diogo brincava com o cão e seguiu-o até a cozinha. “A porta da varanda costuma estar sempre trancada, mas ontem não estava”, conta o avô.

Tudo indica que terá sido o animal que conseguiu abrir a porta e a curiosidade do menino foi mais forte. Diogo decidiu espreitar nos orifícios largos da parede e caiu de uma altura de mais de 25 metros, mas acabou por ser amparado por um plástico e um monte de areia ao tocar o solo. Seriam resíduos, pertencentes a uma vizinha do rés-do–chão, de uma obra recente. “O pai estava no quarto e a mãe estava a lavar roupa e não viram nada”, continua o avô.

Os minutos que se seguiram foram de terror. Em segundos, os pais deram conta da ausência do filho e desceram a escadaria do prédio aos gritos. “O menino chorava muito e gritava pela mãe. A minha filha ficou em estado do choque. Era a pior coisa que nos podia acontecer”, disse ao CM, também bastante combalida, Maria Isabel Reis, de 66 anos, avó materna da criança, que vive a poucos metros da filha e do neto.

Os bombeiros do Peso da Régua deslocaram-se de imediato ao local e quando chegaram depararam-se com a criança consciente, mas com ferimentos na cabeça e nas pernas. Foi levada para o Hospital de Vila Real e mais tarde transferida de helicóptero para o Hospital de São João, no Porto.

Os moradores do prédio onde o menino mora permaneceram no local durante o dia bastante apreensivos. “Nós gostamos tanto do menino, foi um grande susto. Nem dá para acreditar que sobreviveu”, comentavam os vizinhos.

“ESTAVA COM MUITO MEDO DO QUE IA ENCONTRAR ALI”

António Fonseca, comandante dos bombeiros do Peso da Régua, recebeu a chamada de emergência para a queda de Diogo e ficou muito assustado. “Houve um colega que nem conseguiu ir! Eu estava com muito medo do que ia encontrar ali”, afirmou ao CM. Ao chegar ao local ficou feliz por o menino estar consciente.

“TODO O CUIDADO É SEMPRE POUCO”

José Coutinho, morador no 7.º andar do prédio, por baixo da casa de Diogo, estava ontem muito incomodado com o acidente. “É muito mau para ser verdade. Pode acontecer a qualquer pessoa. Todo o cuidado é sempre pouco”, disse ao CM.

“FOI UMA AFLIÇÃO PARA TODOS”

Amigo da família de Diogo e vizinho do prédio, João Couchinho, reformado, viveu momentos de terror ontem. “Foi uma aflição para todos, aquela criança é tudo para os pais, foi desesperante”, descreveu ao CM o morador.

Correio da Manhã – Portugal