Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

“A luta continua”, diz Ricardo Coutinho sobre votação de autorização para empréstimo da Cagepa na Assembleia

Discussão deve ser retomada na sessão da próxima quarta-feira na ALPB

  O governado Ricardo Coutinho utilizou o seu microblog no twitter para comentar a retirada de pauta, na Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o Governo do Estado ser avalista da Cagepa em um empréstimo. No final da tarde desta quarta-feira (25) Ricardo disse que “a luta continua”.

O Governo pretende que a ALPB aprove um empréstimo para Cagepa onde o Estado será avalista da transação financeira com a Caixa Econômica Federal. O montante será empregado na quitação de empréstimos com pequenos bancos e só após a carência de dois anos a Cagepa iniciará o pagamento do empréstimo. Segundo o Estado, as parcelas a serem pagas no empréstimo será de metade do valor que é pago atualmente aos pequenos bancos.

Em mensagem oficial transmitida por emissoras de TV e rádio na segunda e terça-feira (23), o governador Ricardo Coutinho dirigiu-se à população paraibana para explicar por que enviou à Assembleia Legislativa, há dois meses, mensagem solicitando autorização para o Estado ser avalista de um empréstimo à Cagepa.

O projeto de Lei Ordinária 992/2012, relativo ao pedido de aval do Governo do Estado para a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) contrair empréstimo não entrou na pauta de votação desta quarta-feira (25).

O presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, explicou que como o relator do processo, o deputado Vituriano de Abreu (PSC), votou pela inadequação orçamentária, o Regimento da Casa de Epitácio Pessoa estabelece que o parecer tem que ser publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL), para só depois ser levado para votação em plenário o que ainda não havia acontecido.

Ainda segundo o Regimento, o projeto poderia entrar na pauta de votação desta quarta-feira caso fosse apresentado um requerimento de solicitação com a assinatura de no mínimo três parlamentares, o que não houve.

O líder do Governo Hervázio Bezerra afirmou que o aval deveria ter sido votado nesta quarta-feira e insistiu com a Mesa Diretora da Casa, porém, o presidente manteve a decisão de seguir o Regimento. Com isso, a discussão deve ser retomada na sessão da próxima quarta-feira (01).

MaisPB