Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A INDUSTRIA SEM CHAMINÉS (Prof. Marciano Dantas)

A INDÚSTRIA DO TURISMO

Em expansão no mundo inteiro, o turismo é uma atividade que propicia a entrada de divisas nos países e locais receptores por meio da troca de moedas estrangeiras pela moeda nacional e da compra de produtos e de serviços locais. Para se tornarem mais atrativos, muitos lugares aumentam seus investimentos em modernização de aeroportos, ampliação da rede hoteleira e capacitação de agentes de turismo, que prestam informações e orientam os turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Existem muitas formas de se realizar o turismo, como o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de negócios, de eventos (festas de padroeiros, emancipação política, festas populares, como o carnaval, realização de palestras, encontros, etc.).


O turismo já foi muito diferente do que é hoje. Essa atividade surgiu na Inglaterra, no século XIX, como alternativa de descanso longe da agitação das cidades, que viviam o período da Revolução Industrial. Em meados daquele século, cerca de 85% da população inglesa já era urbana, e havia um grande crescimento de profissões, como advogados, médicos, engenheiros, funcionários públicos e comerciantes que podiam trabalhar nas cidades e passar os fins de semana no campo. Os moradores das cidades sonhavam com uma casa no campo, cercada de flores, árvores, rios e de tranqüilidade.

Hoje, o turismo está entre as atividades econômicas que mais cresceram desde o final da Segunda Guerra Mundial. A prática do turismo pode contribuir para a geração de emprego e renda para os moradores do local onde vá explorar essa atividade e qualquer lugar pode se tornar atrativo para a realização da prática turística, basta que haja uma força de vontade dos moradores e dos governantes.

Muitas cidades brasileiras sobrevivem apenas do FPM e das aposentadorias, além do pouco comércio e do cultivo de alguns produtos, porém a maioria delas têm grande potencial para desenvolver o turismo, porém são pouco exploradas.

Um exemplo disso seria a realização de festivais gastronômicos, pois isso faria com que as cidades mostrassem para o país e até para o mundo cardápios rotineiros para os moradores das cidades, mas desconhecidos por milhões de pessoas.

Muitos agricultores, mesmo sem condições financeiras poderiam explorar suas propriedades apenas com o que elas tem de melhor, que é a natureza. Uma serra, um rio, uma gruta, uma cachoeira ou qualquer outro elemento da natureza, pode ser um fator de divisas para as pessoas.

As festas de padroeiro podem ser exploradas, não só com a fé das pessoas, como também por meio de realização de concursos de belezas, de bandas de músicas, de palestras, dentre outros.

As prefeituras podem realizar também eventos fora de épocas, como as micaretas. Portanto, todos os lugares possuem algum potencial turístico.

Mas, para atrair visitantes, é preciso garantir-lhes conforto e segurança, com uma ao rede de hotéis ou pousadas, boa infraestrutura de transportes e de comunicações, acesso fácil às informações e, principalmente, planejamento, pois se for praticar a atividade turística sem planejamento, pode ocorrer sérios problemas, tanto sociais quanto ambientais.

Um turismo mal planejado, pode acarretar o aumento do lixo no meio ambiente, a contaminação dos lençóis freáticos, por meio de produtos orgânicos e inorgânicos, a destruição de monumentos naturais e humanizados, dentre outros. O turismo mal planejado pode provocar, também, o choque entre civilizações, pois os visitantes carregam hábitos diferentes dos que predominam na comunidade que o recebe, e ele nem sempre trata com respeito essas diferenças. Uma criança catando frutas na mata ou caranguejos no mangue, ou mesmo mulheres lavando roupa na beira de um açude ou rio, pode virar um espetáculo aos olhos dos turistas, e os moradores acabam perdendo sua privacidade ao ser continuamente observados e fotografados.

O poder de compra do turista costuma encarecer a vida da população local. Na alta temporada turística, sobem os preços de alugueis, vestuário, alimentos e de outros produtos e serviços também consumidos pelos moradores dos lugares visitados.

Deve-se considerar, também, que muitos dos empregos gerados pelo turismo são sazonais. Passada a temporada, bares, restaurantes e hotéis ficam vazios, e os consumidores desaparecem das lojas. Assim, as oportunidades de trabalho costumam ir embora junto com os turistas.

Se não for bem elaborado pelas autoridades e órgãos competentes, o turismo pode gerar um grande problema da atualidade, que é a exploração sexual, principalmente de crianças e adolescentes, além do consumo de drogas.

Então, planejamento, organização e bons lucros com a atividade turística.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN.