Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O INÚTIL PROJETO DE WILSON SANTIAGO

O senador Wilson Santiago que se encontra precariamente como senador, acaba de apresentar um projeto dos mais inúteis naquela Casa de Leis. O senador apresentou preposição visando na sua visão diminuir os crimes praticados por motociclistas que se escondem por trás do capacete. A idéia de Wilson é que se identifiquem os motociclistas com nome e número da identidade nos referidos capacetes. O parlamentar só esqueceu que o criminoso ao adentrar em algum lugar para o cometimento do crime, vai fazê-lo com outro capacete, quem sabe até mesmo roubado de ninguém, ou preparado previamente, apenas para as atividades criminosas. O que fazer então com os caronas de tais motos que mudam a cada instante e quase sempre são os responsáveis pela ação, enquanto o condutor espera lá fora no veiculo?

MUITOS CANDIDATOS A CÂMARA DOS VEREADORES DA CAPITAL

Talvez em decorrência do aumento das vagas na câmara Municipal, teremos no próximo ano um grande número de candidatos a um mandato de vereador. Algumas figuras são bastante conhecidas do eleitorado, como: Padre Adelino, Avenzoar Arruda, Neto Franca, Nadja Palitot, Marconi Paiva, Watteau Rodrigues, Paula Frassinete, João Ramalho do Singep, Lidia Moura, sargento Denis e os ex-vereadores Heraldo do Egito e Camilo Macedo, que há anos estavam fora da política e que agora chegam com força total. Realmente não faltarão boas opções para o eleitorado.

E VITAL DO REGO, HEIN?

Por falar no pleito no próximo ano, quem anda se insinuando como candidato a prefeito de João Pessoa pelo PMDB é o senador Vital do Rego Filho, para tanto gastou uma grana preta espalhando outdoors por toda cidade com a sua foto e chamando João Pessoa de “Minha capital”. Se soltar o rapaz em qualquer das ruas de João Pessoa, o mesmo terá muita dificuldade para encentrar o caminho de volta.

O HINO OFICIAL DA PARAÍBA

Esta semana o jornalista Heron Cid, em sua prestigiada coluna no Jornal Correio da Paraíba, falou sobre o Hino Oficial do nosso Estado que muitos pensam ser a música “Meu Sublime Torrão” de Genival Macedo. O Hino Oficial da Paraíba é de autoria do letrista Francisco Aurélio de Figueiredo eMello, com música de Abdon Milanez e é desconhecido, em razão de falta de lei obrigando a sua execução nas escolas.O jornalista só não informou que o ex-governador Tarcisio Buriti desejava ver tal hino conhecido por todos e para tanto escolheu os maestros paraibanos José Siqueira e Joaquim Pereira, para que ambos fizessem os arranjos do belíssimo hino para piano e banda de música, o que de fato foi feito, tendo tal trabalho sido entregue oficialmente ao governador em solenidade no Palácio da Redenção.

O HINO OFICIAL DA PARAÍBA II

Infelizmente a idéia não vingou e até hoje poucos cantam o nosso hino, o que é verdadeiramente uma pena. Quem sabe algum pralmetar não poderia paresentar um projeto nesse sentido. Segue um trecho da citada música: Salve, berço do heroísmo/Paraíba, terra amada/Via – láctea do civismo/Sob o céu do amor traçada!/No famoso diadema/ Que da Pátria a fonte aclara/Pode haver mais ampla gema:/Não há Pérola mais rara!Quando repelindo o assalto/Do estrangeiro, combatias,/Teu valor brilhou tão alto/Que uma estrela parecias /!

O MÚSICO JOÃO EDUARDO E SUA VIDA

Falando da boa música, a família do grande músico erudito da Paraíba, maestro e compositor João Eduardo Pereira convida a todos para no próximo dia 19 deste mês as 20hs participarem do lançamento do livro ‘Paisagens de um sonho”, uma biografia do músico escrita pela sua filha Maria Eduardo. O importante evento será realizado na Aduf ao lado do antigo Jangada Clube na Praia do Cabo Branco. João Eduardo, como Joaquim Pereira, Camilo Ribeiro, João Arthur, Abdon Milanez e até mesmo José Siqueira, são ignorados pelas nossas autoridades e por conseqüência desconhecidos pelas novas gerações de paraibanos. Realmente lamentável.

PARLAMENTARES DO FUTURO

O site Congresso em foco criou um novo prêmio na disputa entre os congressistas, instituiu a categoria: parlamentares do futuro, escolhendo no Senado e Câmara os melhores até 45 anos de idade. Os mais novos coincidentemente são os paraibanos Wilson Santiago (PMDB-PB), que completou 22 anos na última quarta-feira (10), e Hugo Motta (PMDB-PB), que nasceu 31 dias depois do colega peemedebista. A juventude de ambos os coloca como hábeis a participar da disputa da nova categoria do Prêmio Congresso em Foco: parlamentares de futuro. Além dos nomes citados outros também estão na disputa: Aguinaldo Ribeiro, Efraim Filho e Ruy Carneiro. Vamos ver se os mesmos justificam os votos recebidos do eleitorado da Paraíba.

REVISTA CRITICA O PODER JUDICIÁRIO

A Revista Valor Econômico na sua última edição traz ampla reportagem sobre os tribunais dos diversos estados da Federação e suas irregularidades. O Tribunal de Justiça da Paraíba não escapou e é acusado de a associação de mulheres de magistrados explorarem diversos serviços, como estacionamento e Xerox, dentro do prédio do TJ. Informa ainda que na Paraíba, o pagamento de jetons beneficiou não apenas os juízes, mas a Junta Médica daquele tribunal. Faltou apenas a revista dizer que há mais de um ano, o Conselho Nacional de Justiça determinou ao nosso Tribunal, retirar dos frontispícios dos prédios da Justiça os nomes de pessoas vivas indevidamente homenageadas, tal determinação se tornou letra morta, fizeram ouvidos moucos e tais nomes jamais foram retirados, ferindo assim lei federal lque proíbe tais homenagens em prédios públicos.

SUMIRAM COM DO DINHEIRO DAS ENCHENTES

Esta semana o Brasil tomou conhecimento que prefeitos das diversas cidades que integram a região serrana do Rio de Janeiro, se apoderaram do dinheiro do governo federal enviado para socorrer as vitimas das enchentes no início deste ano e os mesmos por conta disto, se encontram todos até agora acomodados em escolas públicas e outros prédios, já que as suas casas não foram reconstruídas. Pode ser até hilário, mas uma das cidades em que a grana desapareceu se chama exatamente Sumidouro. Mais direto impossível.

OS CORPOS ABANDONADOS

Existem coisas que realmente chamam a nossa atenção. Quem leu o Jornal a União de ontem, teve a atenção despertada para diversos avisos do Serviço de Verificação de óbitos, convidando possíveis familiares para resgataram no IML nove corpos ali abandonados, alguns desde março do corrente ano. Dentre os abandonados o corpo de um cidadão, com o sugestivo apelido de “Palhaço”, ou seja, deve ter levado muita alegria aqueles que o conheceram, porém foi abandonado na morte, junto com os outros oito corpos. Realmente não tem graça nenhuma o fim dos mesmos.
Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais

Não é possível comentar.