Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Produtores rurais fazem protesto em frente da agência do Banco do Nordeste de CG

 

Produtores rurais fazem protesto em frente da agência do Banco do Nordeste de CG

 Em meio a um clima quente apesar da chuva do último final de semana, a cidade Campina Grande amanheceu vivenciando o protesto dos pequenos produtores rurais que estão tendo as dívidas executadas pelos bancos do Brasil e Nordeste. Liderado pela Associação dos Mutuários do Banco do Nordeste, os produtores se concentraram em frente a agência do Banco do Nordeste na confluência das ruas sete de setembro e João Suassuna Centro da cidade.

No local eles despejaram carcaças de animais como forma de chamar a atenção para a grave situação enfrentada e, ao mesmo tempo, pedir a anistia das dívidas. Os agricultores de várias regiões do Estado da Paraíba, encontram-se inadimplentes com os Banco do Nordeste.    

O Presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba (AMCREPB), Jair Pereira Guimarães disse que a manifestação tem como finalidade sensibilizar as autoridades federais, no sentido de encontrar uma solução para que seja decretado o perdão das dívidas contraídas junto aquela instituição bancária. Segundo ele, com a seca registrada nos últimos anos em todo o semiárido nordestino, nenhum deles têm condições de saldarem os empréstimos realizados para o setor agrícola. “Estamos idiginados com a presidenta, com o Banco do Nordeste e inclusive com os Deputados Federais, que não participam do protesto ao lado dos agricultores que vem sofrendo com esse Banco desonesto”. Disse Jair Pereira

O protesto intitulado “Grito do perdão das dívidas”, vem recebendo apoio de vários segmentos da sociedade paraibana, a exemplo da Federação de Agricultura da Paraíba – FAEPA, ASPLAN.

Os produtores que respondem por operação do crédito fundiário, contratadas ao amparo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, inclusive as operações do Programa Célula da Terra, pedem o perdão da divida. A intenção do movimento é despertar o Governo Federal e a Sociedade sobre as dificuldades que os agricultores devedores do Banco do Nordeste estão passando.

Recentemente os produtores rurais realizaram o mesmo protesto em frente frente a agência do Banco do Nordeste de Guarabira. Na ocasião ele denunciaram a burocracia que é exigida pelo banco para a liberação de crédito para que os produtores possam comprar ração para alimentar o rebanho.

PBAgora