Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Iphan-PB lança preservação do Sítio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá

  • por

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) disponibiliza 250.000,00  em Plano de Ação que visa preservar o Sítio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá. No dia 06 de fevereiro, as 15h:00, no auditório do Centro de Apoio no local do próprio Sítio das Itacoatiaras do Ingá haverá uma apresentação do Plano de Ação.

Em 2012 foi lançado o edital de licitação com o objetivo de executar o Plano de Ação objetivando a preservação do Sitio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá, tendo como principais atividades a sondagem, prospecção e escavações arqueológicas em área de 41,25 hectares de extensão e atividades de conservação do Painel Principal. O Iphan-PB terá, ainda, dentro de suas competências a fiscalização da execução e do cumprimento das atividades previstas no Plano de Ação.

No dia 1º de fevereiro chegará a cidade de Ingá uma equipe formada por 20 profissionais sob a coordenação da Arqueômetra Dra. Conceição Lage, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o início das ações previstas no Plano de Ação. Serão realizadas pesquisas e estudos científicos na área do referido Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Ingá. A prefeitura de Ingá através de sua Secretaria de Turismo vem colaborando na logística das atividades.

A equipe contratada pelo Iphan-PB conta com o reforço de estudantes do curso de Mestrado em Arqueologia e professores da UFPI com objetivo de dar mais agilidade ao desenvolvimento das atividades arqueológicas, e assim alcançar resultados antes das possíveis cheias do Rio Ingá no período de chuvas.

O Plano também enseja contribuir e interagir com a população local através da promoção de palestras e visitas monitoradas por técnicos para alunos da rede pública municipal, produção de um registro videográficos das atividades realizadas e a produção de uma publicação sobre a pesquisa.

Tal esforço constitui em preservar o patrimônio arqueológico com ações de conservação do Painel Principal; promover o bem cultural com atividades de Educação Patrimonial; e ainda estudar o entorno dessas rochas esculpidas, através de prospecções, sondagens e escavações arqueológicas em toda a área do futuro Parque Estadual Itacoatiaras do Ingá, de modo a agregar conhecimento acerca dos hábitos culturais e sociais dessa sociedade pretérita que ali habitava e deixou suas marcas, hoje reconhecidas pela comunidade científica internacional.

A Superintendência do Iphan-PB e a equipe técnica da pesquisa  aguardam a presença da imprensa e interessados pesquisadores, representantes institucionais para fornecerá informações detalhadas.

Cândida Farias

Estagiária de Comunicação do Iphan-PB

Gabinete do Superintendente

Supervisão: Kleber Moreira – Superintendente do Iphan-PB

 

Superintendência do Iphan na Paraíba

Endereço: Centro Histórico de João Pessoa, Praça Anthenor Navarro, nº 23

CEP: 58010-480– João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3241-2896 / 3241-2959

Não é possível comentar.