A GESTÃO MUNICIPAL ENCERRA COM MUITAS PENDÊNCIAS
Aqui neste espaço na última coluna, falei das muitas obras que deixaram de ser executadas por Ricardo Coutinho e depois por Luciano Agra e as enumerei: A barreira do Cabo Branco, que vem sofrendo deterioração pela ação do tempo; o Parque Solon de Lucena, a Praça João Pessoa, totalmente abandonada; o Cruzeiro da Igreja São Francisco, a Casa da Pólvora, os casarões do Varadouro, inclusive aqueles que a Prefeitura divulgou o projeto como Moradouro e o tal sem nenhuma explicação jamais saiu do papel; o Parque Parahyba, que já poderia ter sido iniciado nos canais do Rio Jaguaribe que cortam o Bessa; o Parque Cuiá; o Centro Esportivo do Valentina Figueiredo; Conclusão das reformas dos Mercados Central e da Torre e reforma dos demais, Revitalização do Bairro São José e Saturnino de Brito; calçadão do Cabo Branco, praticamente destruído, ampliação da Via Litorânea até as proximidades do Iate Clube; remanejamento dos moradores do Porto do Capim e outras áreas as margens dos nossos rios. Além dessas já enumerados, um amigo da coluna lembrou ainda o abandono das praças Pedro Gondim, Antonio Pessoa em Tambiá, Antonio de Pádua Carvalho, antiga Socic, Praça da Pedra, Praça do Carro Antigo em Manaira, Praça José Leal no Bairro 13 de Maio, as duas praças do Bairro Castelo Branco, lembrando ainda tal pessoa, a falta de locais adequados para recuperar viciados em entorpecentes, que nestes dois últimos mandatos, tomaram conta hoje do Ponto de Cem Réis, Praia de Tambaú e Varadouro, envergonhando a todos nós. Luciano Cartaxo na sua gestão que se inicia em janeiro, precisa priorizar tais ações e obras que foram esquecidas por oito anos. Luciano Cartaxo terá que correr muito.
PEEMEDEBISTAS NÃO RECONHECEM ASSIS FREIRE COMO INDICAÇÃO DA LEGENDA
Pelo visto só quem ficou mesmo satisfeito com a indicação de Assis Freire para Sedurb foi o seu padrinho Benjamim Maranhão, pois para os peemedebistas a legenda n contemplada na gestão de Luciano Cartaxo (PT) em João Pessoa. A propósito, uma comitiva formada por deputados federais, estaduais e lideranças do PMDB estaria tentando uma reunião com o petista amanhã para tirar a nomeação de um assessor do deputado federal Benjamim Maranhão a limpo.A crise entre os peemedebistas teria surgido pelo fato de que a escolha de Benjamim seria uma indicação “pessoal” e não partidária, o que estaria “obrigando” Manoel Júnior, Wilson Filho, Gervázio e Trócolli Júnior a cobrar uma reunião com o prefeito em regime de urgência.Já pessoas de fora do partido acharam com a omissão de José Maranhão e com o apoio bem discreto de meia dúzia de gatos pingados, a cessão de uma importante secretaria municipal foi uma recompensa muito grande para uma ajuda tão pífia, já as vésperas do pleito.
MAIS VEREDORES INSATISFEITOS COM CARTAXO
Mas a irritação e frustração não ficaram apenas no PMDB, pois fontes seguras garantem que Durval Ferreira presidente da Câmara Municipal é outro insatisfeito, pois alega que até agora só quem foi prestigiado na legenda foi o ministro, Aguinaldo Ribeiro, que indicou as pastas do Meio Ambiente e Habitação e que também estaria comandando o escritório de representação da prefeitura em Brasília.Outro vereador que estaria supostamente “chateado” é campeão de votos, Raoni Mendes (PDT), que até agora não foi chamado para indicar nenhum nome do partido.Já o próprio petista, Benilton Lucena, teria se queixado de não ser ouvido em absolutamente nada. Na lista de insatisfeitos estão ainda Djanilson da Fonseca, Sérgio da SAC, João Almeida e Fernando Milanez. NO PRB Não foi diferente, pois o presidente regional da legenda o deputado e pastor Jutahy e o presidente do diretório Municipal Sales Dantas sequer compareceram a posse de Cartaxo. A ausência das maiores lideranças do PRB na posse de Luciano Cartaxo (PT) como o novo prefeito de João Pessoa já está sendo encarada como o prenúncio do primeiro racha no grupo recém-chegado ao poder
TAVINHO NÃO É INDICADO PARA O IPM DEIXA PTB
Insatisfeito por não ter sido indicado pela sua legenda o PTB para o Instituto de Previdência do Município o ex-vereador, Tavinho Santos, presidente do Diretório municipal do PTB em João Pessoa, resolveu deixar os quadros do seu partido. A informação foi confirmada pelo próprio Tavinho na manhã de ontem. Insatisfeito com os rumos tomados pelo seu partido e segundo ele, “com a falta de unidade da legenda”, o petebista histórico cansou de lutar. “Estou no PTB há 14 anos. Lutei por este partido e sempre defendi sua bandeira, mas atualmente não existe unidade e para completar vemos o desmanchar completo da sigla que agora não tem sequer representante na Câmara”, disse. T6avinho sequer conseguiu eleger o seu irmão para a Câmara Municipal, ficando o mesmo em terceiro lugar na legenda. O PTB foi outro partido que apoiou Cartaxo já aos 46 minutos do segundo tempo e, portanto não teve qualquer peso na vitória do mesmo.
INDICADO PAGA AS CONTAS DE QUEM O INDICOU
Por falar em indicações, uma pessoa que pediu para não ser identificada garantiu que um determinado político que indicou um dos assessores de Cartaxo, costuma sempre indicar um afilhado seu para cargos no Executivo, porém a indicação sai muito cara para aquele que foi nomeado, pois o dito cujo é obrigado a pagar as contas domesticas do seu padrinho, como empregada, luz, água e até colégios dos filhos do político que, aliás, goza de excelente situação financeira, já que é de família reconhecidamente rica. Pois é, se trata do escrachado jogo de interesses e vantagens.
OS PREFEITOS E O LIXO
Todo mundo sabe que os lixos produzidos nas cidades são retirados através de um contrato assinado após um processo de licitação. O fato é que em Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Bayeux, nos últimos meses das gestões que terminaram melancolicamente neste final do ano, o lixo tomou conta das ruas dessas cidades, num descaso jamais visto na Paraíba. Ora, tais empresas recebem pelas toneladas retiradas das ruas e se for comprovado através de auditória que os pagamentos ocorreram sem a devida prestação do serviço então é caso de polícia, pois o dinheiro foi indevidamente parar no bolso de alguém. Coma palavra o Ministério Público das cidades elencadas.
PREFEITOS NÃO PASSAM AS FAIXAS
Por falar em Santa Rita em Campina Grande, os prefeitos Marcos Odilon e Veneziano Vidal do Rego, num comportamento pouco republicano e até mesmo deselegante se recusaram a passar o cargo aos seus assessores legais, já que os empossados foram eleitos democraticamente pelo povo das citadas cidades. No caso de Marcos Odilon que é um político preso as velhas práticas, mesmo não sendo correto até se entende, mas para Veneziano que sonha em governar o nosso Estado a sua postura o diminui muito perante o eleitorado e tal fato poderá pesar muito em 2014.
A NOSSA HISTÓRIA SEUS VULTOS E O ESQUECIMENTO
A gestão de Luciano Agra e anteriormente a de Ricardo Coutinho pecaram muito no quesito de preservação da nossa história e dos nossos valores, seja nos nomes colocados nas escolas inauguradas, seja nas creches, nos USF e nas praças quando os vultos de nossa história foram solenemente ignorados. Além da culpa dos gestores é de se atribuir muito desde descaso também aos vereadores, que são obrigados a conhecerem um pouco de nossa história e de nossos valores, o que infelizmente não aconteceu. O fato é que dezenas de praças e creches e USF ficaram sem denominação, ou seja, no máximo ficaram conhecidos pelo nome dos bairros onde se situam. No caso das escolas mesmo com muitos valores em nossa educação e com leis devidamente aprovadas e sancionadas o gestor municipal contemplou quem bem quis e até nome de líder de religião espírita passou a figurar no frontispício de escola em detrimento dos nossos vultos.
OS NOSSOS MÉDICOS ESQUECIDOS PELA HISTÓRIA
Agora mesmo o prefeito recém empossado Luciano Cartaxo promete a construção de quatro novas UPAS – Unidades de Ponto Atendimento em diversos bairros de nossa Capital. Que tal denominar tais UPAS com nomes de médicos que no passado salvaram tantas vidas em nossa cidade, como Antonio Dias dos Santos, João Soares, Danilo Luna, Eugenio Medeiros, Edward Aguiar, Giusepe Petruci, Marcus Aranha e tantos outros, que fizeram da Medicina um verdadeiro sacerdócio, pois muitos dos aqui citados atendiam ao pacientes que chegassem ao seu consultório com dinheiro e sem dinheiro e até visitava as casas dos enfermos sem cobrar um centavo. Seria um belo reconhecimento a esses valorosos profissionais.
OS NOSSOS MÉDICOS ESQUECIDOS PELA HISTÓRIA II
Comprovado a importância do que este ignaro digitador afirma com relação aos valores dos médicos do passado, o médico Fernando Lianza Dias, em recente Encontro Internacional de Médicos Humanistas realizado em Curitiba, foi procurado pelo renomado médico e professor Hélio Germiniani que é considerado uma legenda de cardiologia e presidente da Academia Curitibana de Medicina que solicitou a Fernando dados sobre o seu pai Antonio Dias, para escrever sobre a sua obra como médico humanista e professor de Medicina. Pelo visto só as nossas autoridades desconhecem os nossos valores.
MOTOTAXI DA PRAIA
Na data de ontem trafegava pela Avenida Argemiro de Figueiredo, quando me deparei com um motociclista com uma farda preta escrita na suas costas moto-taxi-praia e o número do telefone para contratação do serviço. Ora, já bastam os carros que fazem de forma irregular o transporte de passageiros e que a nossa imprensa chama indevidamente de ‘transporte alternativo’ e agora numa capital do estado querer se instalar uma empresa de moto taxi é realmente o prenúncio do caos no já conturbado trânsito de João Pessoa. Todas as cidades que permitiram tal serviço pagaram um preço muito alto e evidentemente não queremos isso para nossa cidade. Por fim o exercício de tal atividade necessita de licença legislativa e tal com certeza nunca aconteceu, portanto é preciso que nossas autoridades ajam rapidamente antes que tal ilegalidade se transforme numa verdadeira epidemia e depois seja tarde para agir. Republicado a pedido, por conta da gravidade, pois alguém pode estar se aproveitando da mudança de prefeito para introduzir essa atividade predatória
Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais