Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

GOVERNADOR CRITICA EX-GOVRNADORES E NEM LIVRA CÁSSIO


Por falar naqueles que abrem a boca sem pensar, o governador Ricardo Coutinho (PSB) não ficou muito distante do seu auxiliar falador, pois durante a apresentação de sua grande obra de ficção de bilhões de reais no Teatro Santa Rosa, que muitos entendem se tratar de um golpe midiático para assim tentar salvar a sua candidata a Prefeitura, deu como se diz no popular ‘bom dia a cavalo”, pois sem pensar muito, declarou que os últimos governadores tinham deixado a cidade de João Pessoa de lado. Ora, ora, ora, como fica então a sua ligação com o ex-governador Cássio Cunha Lima e o que será que o senador tem a dizer sobre essa declaração?

CONVERSA DA 1ª DAMA NO TWITTER CAUSA REBULIÇO

A primeira dama do Estado Dama Pâmela Bôrio,   no desejo de eleger a qualquer custo a candidata Estelizabel Bezerra, prefeita da capital, exagerou na dose e conversando no twitter com um tal Macale – PB saindo essa pérola no meio do bate-papo: “kkkkk Ela é fera! Muito preparada! Avante Estela 40! Macale-PB Estela deu UMA RIPADA NO LOMBO DA NEGRADA!” Nem precisa dizer que a frase desastrada e de cunho racista, causou enorme mal estar e muitas criticas na rede social de pessoas estupefatas com termos tão despropositados e preconceituosos em plena campanha eleitoral. A primeira dama 1ª Dama precisa escolher melhor as pessoas com quem conversa para não se comprometer e prejudicar a sua candidata.

O ARREPENDIMENTO DO ASSESSOR

Comenta-se por ai que o mestre de cerimônia do governo do Estado, Ulisses Barbosa, e esposo da secretária de Comunicação do Estado, Tatiana Domiciano, foi enquadrado pela sua chefia e agora se diz arrependido com os posts que publicou em seu twitter, acusando os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba de votarem matérias recebendo 10%, e os chamando de encostos. Nos corredores do Palácio falam que a sua exoneração já está reservada no Diário Oficial. Se o dito cujo pensou em agradar o governador se deu mal, muito mal.

 

VICES CAUSAM CONSTRANGIMENTO E DESESTIMULAM

Existem pelo menos três candidaturas a prefeito da capital que sofrem certo desconforto. Se trata das candidaturas Carlos Santos, (PTB) irmão de Tavinho, vice de José Maranhão, Alba Lucia, tia de Efraim Filho, vice de Estelizabel Bezerra e um certo Kumamoto (PDC) que tudo indica se tratar de filho ou sobrinho de Ítalo Kumamoto, vice de Cícero Lucena. Ora, ninguém é inocente o suficiente para imaginar que tais candidatos as vagas proporcionais não serão beneficiados pelos esquemas dos respectivos partidos em detrimento dos demais candidatos a vereador, daí porque se imagina que tais pessoas se julgando preteridas nas suas legendas ou coligações, certamente não se esforçarão pelos chamados cabeças de chapas, ou seja, ficarão como franco atiradores pedindo votos apenas para si mesmo.

JOÃO VAI CONTAR COM VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS

Com tanta badalação dos candidatos que não param mais de falar em mobilidade urbana por ser tema da moda, finalmente uma noticia concreta a respeito do assunto. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai realizar no dia 13 Audiência Pública em que abre oficialmente o processo de licitação para aquisição de oito Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT’s) para a cidade João Pessoa. De acordo com informações do Ministério das Cidades serão disponibilizados cerca de R$ 96 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, para aquisições desses novos trens para João Pessoa. Com essa medida, o Governo Federal agilizará o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana, que necessita de melhores condições para promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte público de passageiros.

A FESTA DAS NEVES EM OUTRO LOCAL

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto solicitou através da imprensa que a Festa das Neves deixe o centro da cidade e que seja realizada em outro local. É sempre muito difícil concordar com Dom Aldo, em razão de suas opiniões polemicas e muitas até sem nexo algum. No presente caso o mesmo tem inteira razão, pois é inconcebível que em pleno século 21, numa a capital de um estado ainda se queira fazer uma festa religiosa ocupando varias ruas, com sérios prejuízos ao trânsito e a população de um modo geral. Ora, se a questão é manter a tradição de que a festa seja realizada no lugar onde a cidade foi fundada, o governo do estado ou a Prefeitura poderiam construir então as margens do Rio Sanhauá, uma grande passarela com arquibancadas, Box, banheiros e outros serviços, que serviriam não só para esse evento, bem como para Carnaval, Desfile de 7 de Setembro e tantos outros.Antes que alguém venha alegar questão de distância do chamado centro da cidade, é oportuno esclarecer que ali nas proximidades além da Estação Ferroviária, temos ainda a Estação Rodoviária e a Integração, sendo que esta última recebe passageiros de todos os bairros da capital. Portanto, local melhor para se construir um palco para festas populares não deve existir em toda a nossa cidade.

EXPEDITO PEREIRA LIDERA EM BAYEUX

Mesmo a cidade de Bayeux precisando muito de renovação, o ex-prefeito daquela cidade cuja arrecadação é uma das melhores da Paraíba Expedito Pereira, é o preferido de 31% dos eleitores, segundo mostra a pesquisa Ipespe. Ele tem 10 pontos de vantagem sobre Sara Cabral (DEM), que aparece com 21%. Em seguida vêm os candidatos Raimundo Dentista (PRP), com 7%; Berg Lima (PTN), com 2%; Fofinho (PPL), com 2%; Vanildo Caetano (PSC), com 1%. Jonathas Souza (PMDB), que tem o apoio do prefeito Jota Júnior, não pontuou. O camarada com um apoio desses é preferível caminhar sozinho.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A propósito do verdadeiro Hino Oficial da Paraíba, que postei no blog que leva o meu nome, recebi da sempre atenta Lourdinha Luna o comentário a partir deste ponto: “Pedro, bom dia: Você tem conhecimento que esses dois geniais: compositor, poeta e pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, e o musicista Abdon Milanez são filhos diletos de Areia? Em todos os filões o antigo Sertão do Bruxaxá mandou para o mundo rebentos de alto grau de capacidade mental criadora e de potência intelectual como Pedro Américo, José Américo, Horácio de Almeida, dom Adauto e muitos outros”. Cara Lourdinha, a Academia Paraibana de Música, que tenho a honra de fazer parte, tem como um dos seus homenageados exatamente Abdon Milanez.

RICARDO ANÍSIO CONVIDA

O jornalista e escritor Ricardo Anísio – que também é estudioso e pesquisador da música popular brasileira – fará uma sessão de autógrafos da segunda edição do livro “MPB de A a Z” no Terraço Brasil (Av. Cabo Branco) nesta terça-feira (7 de agosto) a partir das 19hs. Anísio, que é avalizado por artistas consagrados como Geraldo Azevedo, Vital Farias, Xangai, Jessier Quirino, Marcelo Melo (Quinteto Violado), Maciel Melo e Geraldo Vandré; e principalmente pelo saudoso Sivuca (o disco do mestre com o Quinteto Uirapuru teve apresentação assinada por Anísio) entre outros. Na ocasião o jornalista também disponibiliza sua obra mais recente, que é “Forró de Cabo a Rabo”. Os dois livros receberam muitos elogios dos críticos e do público.

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais