Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

RICARDO COUTINHO ANDA EM BAIXA NO ESTADO

Vem do site Uiraúna net, a informação de que a baixa na popularidade do Governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), tem sido motivo muito forte para que os candidatos a cargos eletivos não queiram aparecer ao seu lado em fotos de campanha eleitoral este ano. Para muitos, no momento o chefe do executivo se encontra em baixa e, portanto não tem força e carisma político que possa render votos aos seus aliados. O fato é fácil de ser observado, principalmente no interior do Estado. Os candidatos estão preferindo aparecer em fotos sozinhos, e, muitos preferem fazer montagem e pegar carona em fotos ao lado de Lula e da presidente Dilma Rousseff.Danado é saber como Ricardo em baixa assim pretende eleger aqui na capital a desconhecida Estelizabel Bezerra, que jamais se candidatou sequer a sindica de prédio.

VOTAÇÃO DA CAGEPA MAIS UMA VEZ ADIADA

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba,   Ricardo Marcelo (PEN) indeferiu o pedido do líder do governo, Hervásio Bezerra (PSDB) para que o aval ao empréstimo da Cagepa entrasse na pauta desta quarta-feira (31) e o projeto fica fora da ordem do dia. Todos os deputados compareceram na sessão de hoje na expectativa que o projeto fosse votado. Mesmo com a insistência do deputado Hervazio Bezerra, o presidente da Casa de Leis se mostrou irredutível e não colocou a matéria na pauta de votações. O feio mesmo vem sendo a briga do governo do estado e da própria Assembleia, com a divulgação de notas caríssimas nos rádios, televisões e jornais.

CPI PARA A CAGEPA

Por falar em Cagepa, o deputado estadual Frei Anastásio (PT), anunciou que conseguiu 16 assinaturas a favor da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a situação financeira e contábil e financeira da Cagepa, nos últimos 17 anos. Seriam necessárias apenas 12 assinaturas e o mesmo conseguiu 16. Segundo o mesmo, assinaram o documento os seguintes parlamentares: Vituriano de Abreu, Arnaldo Monteiro, Janduhy Carneiro, Luciano Cartaxo, Gervásio Maia, Anísio Maia (assinou antes de se ausentar), Guilherme Almeida, Trocolli Jr., Raniery Paulino, Daniella Ribeira, Francisca Motta, Toinho do Sopão, André Gadelha, Caio Roberto, Olenka Maranhão, além dele. Os gestores daquela empresa nos últimos 17 anos vão a partir de hoje ter muita insônia, com receio da divulgação dos salários, gratificações e as diárias pagas nesse período e que ajudaram a quebrar tal empresa.

ASSESSOR PALACIANO ATACA ASSEMBLEIA

Por falar em Assembleia Legislativa repercutiu até mesmo na Revista Época os comentários postados no twitter pelo jornalista e assessor palaciano Ulisses Barbosa, esposo da secretária de Comunicação do governo da Paraíba, Tatiana Domiciano. O mesmo sem nenhum motivo parente partiu para o ataque contra os deputados que compõem a Assembleia Legislativa da Paraíba e não poupou nem o presidente, Ricardo Marcelo (PEN), das alfinetadas. Ao conversar com uma internauta, Ulisses postou: “Essa AL aí? É ruim viu, só se rolar os 10% pra que esses encostos pensem no interesse publico”, insinuou.Quando um internauta postou para ele (Ulisses): “Vergonhoso o que acontece na AL,o povo politicalha tudo,tudo vira briga política e a População q se EXPLODA!” O jornalista respondeu: ” Pois é! Tomara que o povo esteja atento a essa figuras sinistras. A começar pelo presidente Ricardo Ausente”.Não satisfeito o dito cujo ainda postou: “Mas repito, nada me causou mais asco do que ouvir o tal vituriano. Lixo puro! E ver hj Ricardo ausente Marcelo na segunda parte do golpe”. E completou: “me espanta com tanto cinismo. Gostaria de MPE e MPF fizesse uma blitz na AL! E o diligente Varandas fosse lá dentro ver as relações de trabalho, se são licitas. Tem gente que ganha dinheiro lá sem dar um prego numa barra de sabão. Lá não há uma caixa preta, mas uma mala!”.

REGINALDO PEREIRA DISPARA EM SANTA RITA

O JORNAL DA PARAÍBA divulgou ontem pesquisa de intenção de voto sobre a corrida para a Prefeitura de Santa Rita. Em um levantamento feito pelo Ipespe, Reginaldo Pereira (PRP) aparece na frente, com 46%. O segundo colocado, Adones Gomes (PMDB), obteve 24%. A diferença é de 22 pontos. Na terceira posição aparece José Silva (PSOL), com 3%. Votos brancos e nulos somam 11% e não sabem ou não responderam 15%.Há muito anos Reginaldo disputa sem sucesso a Prefeitura daquela cidade e agora parece que chegou a vez do mesmo. Resta esperar que o mesmo caso se eleja não decepcione a sofrida população daquela cidade..

LEMBRANDO VIRGINIUS DA GAMA E MELO

Ontem li nas páginas do Correio da Paraíba, um artigo escrito por Benício de Almeida Paiva, procurador de Justiça aposentado, em que o mesmo fala do extraordinário escritor que foi Virginius, que dominava do conto ao romance na prosa de ficção, bem como excelente cronista de jornal que era o mesmo, sendo ainda respeitado mestre de renome nacional e internacional. Tem razão o cronista Benicio Paiva, Virginius realmente orgulhou a nossa Paraíba. O problema é que o nosso grande escritor e emérito professor de Teoria Literária foi esquecido pelas nossas autoridades, que nunca se lembraram de imortalizar o mesmo numa praça ou num prédio público. A propósito, há cerca de quatro anos, o vereador Tavinho Santos, apresentou um projeto de lei para que a Prefeitura erguesse um monumento no local onde ficou durante muito tempo a escultura que Virginius denominou de “Porteiro do Inferno”. Tal local cujo pedestal ainda se encontra lá seria excelente para homenagear o grande escritor colocando ali um busto seu, pois era o seu itinerário diário quando saia da extinta Churrascaria Bambu em direção a Faculdade de Filosofia na Avenida Getulio Vargas. A Prefeitura precisa cumprir a lei em vigor e homenagear naquele local Virginius da Gama e Melo.

OS GASTOS EXCESSIVOS DOS CANDIDATOS A VEREADOR

Já começam em nossas ruas os exageros de alguns candidatos a vereador gastando tubos de dinheiro, com muitos veículos plotados, movimentação de pessoas contratadas nos semáforos, farta distribuição de adesivos e santinhos, sem falar em carros de som e até comitês espalhados em vários pontos da cidade. Alguns candidatos gastam tanto numa campanha, que fica muito claro que os mesmos não visam apenas os salários que irão perceber, ou seja, esperam com o mandato conquistado servir como intermediário daqueles que financiam agora suas ricas campanhas. A Justiça Eleitoral e os eleitores precisam ficar atentos a esses verdadeiros derrames de dinheiro, pois certamente a origem dos mesmos não é muito republicana. 

SANDRA MARROCOS E SUA REPENTINA MUDANÇA

O ex-deputado Manoel Gaudêncio disse certa feita, que a política é muito dinâmica, ou seja, seria como nuvem que a cada vez que se olha a mesma já mudo de formato. Tal dinamismo – para não dizer outra coisa – se aplica bem a vereadora Sandra Marrocos, (PSB) que até pouco tempo endeusava o prefeito Luciano Agra, tanto da tribuna da Câmara, nas ruas e nas suas muitas entrevistas na televisão. Sandra quando falava do mesmo e de suas obras na capital ficava visivelmente emocionada e com os olhos cheios de lagrima. Agora para surpresa de todos, incomodada com a exoneração da Prefeitura de alguns indicados seus, atacou na Câmara de forma grosseira o prefeito que visitava aquela Casa, classificando o mesmo de desequilibrado. O prefeito nem respondeu o ataque da vereadora, apenas revelou que como presente pelo aniversário da cidade de João Pessoa pretende inaugurar uma obra por dia durante todo mês de agosto. Sandra Marrocos faria melhor se tivesse ficado calada.

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais