Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PESQUISA REVELA EMPATE ENTRE CÍCERO E MARANHÃO

A TV Master divulgou hoje à noite os números de uma pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa. O primeiro colocado foi o tucano Cícero Lucena, com 26,1%, em empate técnico com José Maranhão (PMDB), que tem 24,27%, já que a margem de erro é de 3,5%. O petista Luciano Cartaxo ficou com 17,32%, seguido por Estelizabel Bezerra (PSB), com 11,10%. A professora Lourdes Sarmento, do PCO, foi citada por 1,22% dos entrevistados, enquanto que o sindicalista Antônio Radical, do PSTU, obteve 0,85%. Renan Palmeira, do PSOL, teve 0,73%. Os eleitores que não sabem ou não quiseram opinar corresponderam a 9,76%. Os pessoenses que disseram não votar em nenhum dos candidatos são 8,66%. É importante registrar que os números relativos a Luciano Cartaxo e Estelizabel subiram bem em relação as outras pesquisas divulgadas antes.

O EMPREGUISMO DESENFREADO NOS PODERES DA PARAÍBA

Na Paraíba se tornou prática corriqueira em todos os nossos poderes se contratar por excepcional interesse público, evitando assim a realização de concursos públicos, conforme estabelece a nossa Carta Magna. Atualmente existem 74 prefeitos denunciados por tal prática, inclusive o prefeito de João Pessoa Luciano Agra. Tal clientelismo visa acima de tudo criar fidelizar o voto e criar dependência do beneficiado com aquele que lhe nomeou. Até o Ministério Público que vem lutando para combater tal prática na Paraíba contraditoriamente também utiliza o mesmo expediente, pois conta em seus quadros com centenas de servidores contratados sem concurso publico. Aqui mesmo bem pertinho de nós na Câmara Municipal da capital o número de pessoas contratadas sem concurso supera em três vezes o quadro efetivo e o Presidente Durval Ferreira ignora completamente qualquer recomendação para se cumprir a Constituição Federal. Coisas da Paraíba.

QUERIAM DILAPIDAR O PATRIMÔNIO DE TROCOLLI JUNIOR

O deputado Trocolli que vem ameaçando divulgar as suas queixas e mágoas com o Governador Ricardo Coutinho, inclusive o rompimento definitivo, deixando assim a base aliada, revelou para a imprensa que abandonou a disputa na cidade de Cabedelo, não só por falta de apoio do Governador, mas principalmente em razão dos pedidos de dinheiro de algumas pseudos lideranças daquela cidade. Segundo Trocolli se fosse atender os ditos cujos, teria que se desfazer de todo o seu patrimônio formado ao longo de 30 anos. Pois é, Trocolli Junior prestaria um grande favor a Justiça eleitoral e a Paraíba se desse nomes aos bois, ou seja revelasse os nomes dos vivaldinos, que com tal postura vêm prejudicando a cidade de Cabedelo que mesmo estando dentre as que mais arrecada no Estado, vem tendo ao longo dos anos prefeitos bem medíocres, que só fazem prejudicar aquele que deveria ser um dos mais próspero e bonito do estado.

O PEN TOINHO DO SOPÃO E A DISPUTA

Uma verdadeira debandada partidária pode ser registrada nas próximas horas entre dos deputas dos na Assembleia Legislativa da Paraíba. Cerca de oito parlamentares estão migrando para o recém criado Partido Ecológico Nacional. Caso os ingressos se confirmem, apesar de ‘jovem’, o partido será o mais poderoso da Casa de Epitácio Pessoa. O novo partido chamado de PEN Partido Ecológico Nacional vai surgir em nosso Estado muito forte considerando tantas adesões de deputados que querem assim pegar ‘carona’ num tema muito na moda que é a ecologia. Uma das principais lideranças da legenda que já se insinua como presidente é o sempre polêmico Toinho do Sopão. Difícil vai ser convencer os deputados novos filiados a aceitarem a chefia de Toinho. Essa briga promete.

A VINDA DE LULA PARA APOIAR CARTAXO

A informação de que a Coordenadoria da campanha de Luciano Cartaxo. estaria entabulando negociações para trazer durante a campanha o ex-presidente Lula para subir no palanque e pedir votos para o mesmo, criou urticária em praticamente todos os candidatos a prefeito, que cortariam até mesmo um braço para contar com o extraordinário apoio. A vinda de Lula poderá ser um divisor de águas na campanha da capital, por conta das muitas bolsas criadas e distribuídas durante o governo do mesmo, que o transformaram num mito, principalmente junto aquelas populações mais carentes.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A propósito de tal apoio, a nossa fiel colabora Lourdinha Luna não pensa assim: “Oi Pedro: Manda os petistas de lá segurarem o Lula. Se ele vier a João Pessoa pode até desestabilizar a candidatura de Luciano Cartaxo. Os antigos admiradores de Lula não existem mais, ante seu comportamento (antiético) de apoio à corrupção. Quem não se lembra dos elogios públicos ao Roberto Jefferson que revelou o MENSALÃO!… E mais outros casos. Por último junta-se a Maluf, em sua própria casa, para um acordo espúrio, em prol do seu candidato. O eleitorado de Cartaxo é de outra estirpe. Agora, se Dilma viesse seria uma grande ajuda. O Lula deixa prá lá.”

TAVINHO PODERÁ SER IMPUGNADO

Vereador por sucessivos mandatos, Tavinho Santos pode se tornar inelegível, pois está sendo denunciado que mão se desincompatibilizou em tempo hábil já que continuava dando aulas. Isso, pelo menos, é o que diz a representação promovida contra ele pela coligação “Pra Seguir em Frente IV” composta pelo PV e pelo PCdoB, que pediu a impugnação do candidato a vice de Zé Maranhão alegando que ele não se desincompatibilizou do cargo de professor em educação básica do Estado. Para piorar mais ainda, a mesma coligação quer impugnar a candidatura do irmão de Tavinho, Carlos Santos, a vereador, por não ter se desincompatibilizado do cargo de agente fiscal.Mesmo não se elegendo no último pleito, ficando na suplência, Tavinho tem a pretensão de eleger seu irmão vereador.

VEREADOR VAI CONTRA SEU PARTIDO E APOIA CARTAXO

O vereador Raoni Mendes (PDT) anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), que vai apoiar a candidatura de Luciano Cartaxo para prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro. O vereador enviou uma carta aberta, desistindo de apoiar a coligação de Estelizabel Bezerra, que o seu partido está aliado, por não concordar com a decisão interna do partido na escolha da sucessão municipal. Fala-se também que o também pedetista vereador Geraldo Amorim deverá também seguir o mesmo caminho.

PENSAMENTO

Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta. John Galbraith

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais