Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

TCU – MAIS DE SEIS MIL POLÍTICOS ESTÃO INELEGÍVEIS

Já está na hora, aliás, já passou da hora, de os eleitores selecionarem melhor os nomes que se lançam na política. Mais de 6 mil políticos que ocupam algum cargo de gestão no serviço público já estão inelegíveis por oito anos a contar das eleições municipais de outubro. Essas pessoas tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por isso, serão atingidos pela Lei da Ficha Limpa. A informação é do presidente do TCU, Benjamim Zymler.Pois é, se o pacto republicano se cumprisse com escrúpulos tais pessoas há muito tempo já estariam banidos da política.

A DIFERENÇA ENTRE AGRA E ESTELIZABEL

Ricardo Coutinho há quatro anos colocou como seu vice o seu fiel escudeiro Luciano Agra, que era apenas um técnico e que depois com a renúncia de Ricardo veio a se tornar prefeito de João Pessoa. A questão é que Ricardo a partir daí imaginou num estado de megalomania que pode tudo e agora de modo autocrático, deseja tornar sua desconhecida ex-secretária do Planejamento Estelizabel Bezerra, prefeita de nossas capital. Ora, os fatos são diferentes; em 2008, Agra sequer foi votado, pois quem encabeçava a chapa era Ricardo Coutinho, que vinha de uma administração exemplar no seu primeiro mandato como prefeito, ou seja, se indicasse qualquer um como seu vice o resultado seria o mesmo, já que quem estava sendo avaliado e votado era ele Coutinho.
A DIFERENÇA ENTRE AGRA E ESTELIZABEL II
Agora em 2014 a situação é outra, o quadro mudou totalmente, pois o Mago sofre um natural desgaste político, por conta do início de sua gestão como governador num momento bem austero, que claro, vem desagradando praticamente a todos os segmentos. Colocar uma ilustre desconhecida como cabeça de chapa numa disputa acirrada com tarimbados políticos para angariar votos é puxar demais a corda e o que nos leva a deduzir que praticamente entregará o comando da Prefeitura a alguns dos partidos de oposição. Ricardo apostou todas as suas fichas em Estelizabel, inclusive escanteando o candidato natural que seria Luciano Agra e tudo indica que Ricardo e sua tropa vão dar com os burros n’água, devolvendo a Prefeitura da capital aquela turma apeada do poder em 2004. Vamos aguardar.

PSB DIZ QUE AGRA É DÚBIO, INGRATO E DESLEAL

Em nota divulgada através da imprensa a direção estadual do PSB classificou o Prefeito Luciano Agra de dúbio, ingrato e desleal. Dentre outras coisas diz a nota oficial da legenda: “No lapso de tempo de cinco meses o PSB lidou com os conflitos advindos da dubiedade do Prefeito Luciano Agra, que declinou da sua candidatura, quis retornar e declinou novamente em reunião do diretório, buscou enfraquecer a decisão unânime do diretório municipal que indicara a pré candidatura de Estelizabel Bezerra, coagiu e demitiu integrantes do partido; construtores e colaboradores da gestão do PSB em João Pessoa. A desfiliação desvela nesse contexto os sentimentos de distanciamento, ingratidão e deslealdade para com o projeto político que lhe deu a condição de ocupar o principal cargo eletivo da cidade sem que para isso tivesse que ter um único voto”.Difícil é compreender como um sujeito assim com tantos defeitos, conviveu durante longos anos com aqueles que agora o acusam e que até ontem – mesmo sem votos, como dizem na nota – era super paquerado por todas as pétalas do Jardim Girassol.

CÍCERO E A DESELEGÂNCIA COM UMA PROFISSIONAL DE IMPRENSA

O senador Cícero Lucena, foi bastante mal educado com uma dama de nossa imprensa, a jornalista Pollyana Sorrentino.Parece que a falta de educação e a intolerância contaminaram o mesmo, pois sem maiores justificativas o dito cujo grosseiramente bateu o telefone na cara da profissional, que ligou apenas saber dele a sua opinião sobre a saída de Agra do PSB. Pior é que Pollyana inocentemente achando que o mesmo seria incapaz de uma grosseria dessas, imaginou que a ligação tivesse caído e ligou depois diversas vezes e não mais foi atendida. Imagine que o mesmo se encontra em plena campanha eleitoral, quando os candidatos forçam a barra e tentam de todas as formas aparecerem simpáticos e educados. É uma pena que tenhamos políticos assim. 

AS VAGAS EXISTENTES NA CÂMARA MUNICIPAL

Nas próximas eleições, o quadro se apresenta muito bom para os candidatos a uma vaga na Casa de Napoleão Laureano. O fato é que o número de vagas foi ampliado de 19 para 26, sem falar que devem ficar de fora das disputas os atuais vereadores Tavinho Santos, Pastor Edmilson, Geraldo Amorim, Durval Ferreira, sem falar no próprio Luciano Cartaxo, que era vereador desta legislatura que ora se encerra e hoje é deputado e candidato a prefeito. Quem tiver cacife chegará lá sem maiores dificuldades. Se escolhermos bem, verificando o passado de cada um dos candidatos teremos representantes a altura da nossa quatrocentona capital. Cuidado ao votar, para fazê-lo bem.

OS CANDIDATOS FILHINHOS DE PAPAI

Todo anos alguns figurões tentam enfiar de goela abaixo os seus rebentos como vereadores nos mais diversos municípios do estado. Aqui na capital não é diferente, os papais corujas botam na cabeça que os seus filhos são muito competentes e que o nosso eleitorado vai ter que votar nos jovens candidatos, mesmo que os ditos cujos não saibam nem qual o papel de um vereador. “Este ano, os ‘bondosos” papais vão repetir os pleitos anteriores e gastarem milhares de reais para assim dar um presentinho aos seus filhinhos, nada mais nada menos do que um mandato de vereador na Câmara da capital. O Tribunal Regional Eleitoral precisa ficar de olho na gastança desses pais. É preciso ficarmos atentos para que a Paraíba não continue sendo feudos de alguns, verdadeira capitania hereditárias onde o poder passa de avô para filhos e netos.Vai ver que é por isso o nosso atraso com relação aos demais estados da Federação.

A BARREIRA DO CASTELO BRANCO

Quem passa pela Br230 nas proximidades de um posto de gasolina e uma venda de automóveis ali existentes, verifica duas grandes crateras na barreira que dar acesso ao Bairro Castelo Branco. O fato é que pessoas residentes no alto da barreira resolveram jogar todo lixo ali, prejudicando a vegetação natural da encosta o que poderá ocasionar grave desmoronamento, inclusive dos imóveis localizados no alto. Dias desses passava pela rodovia quando observei um cidadão despejando na encosta todo entulho que trazia num carro de mão. Seria bom uma fiscalização dos órgãos competentes e a imediata reposição da vegetação. É preciso não esquecer, que além do perigo o visual é terrível para os que trafegam por ali, inclusive para os turistas que chegam a nossa capital.

A DESORDEM DA CAGEPA

Os moradores do Jardim Oceania no Bessa, passaram cerca de 40 anos esperando a pavimentação daquele residencial. Há alguns meses, a Prefeitura da capital para alegria daqueles moradores, resolveu calçar as nove ruas existentes, estando inclusive pavimentando as últimas delas. Tudo estaria muito bem se não fosse à desastrada atuação da Cagepa, que bastou a Rua Oceano Atlântico ser entregue para circulação, já no dia seguinte a Cagepa fez ali enorme buraco e depois ao tentar repor as pedras o fez de forma irregular, inteiramente fora do nível e o pior, ao invés de colocar cimento entre os paralelepípedos, colocou brita,que além de ficar diferente do resto da rua, não oferece nenhuma segurança, implicando dizer que logo todas as pedras estarão todas soltas.Fala-se que a situação da Cagepa é de pré-falência, o que parece ser verdadeiro, pois pelo visto a empresa não pode nem mesmo comprar cimento para fazer os seus péssimos remendos. Pior é que a Prefeitura nem pagou ainda a construtora e já vai ter que refazer parte da citada rua. É de doer.

PSD DE RÔMULO VAI MARCHAR COM ESTELIZABEL

O vice-governador Rômulo Gouveia, presidente do PSD paraibano, fez um apelo nesta segunda, no programa Rede Verdade, da TV Arapuan, à vereadora Raíssa Lacerda, que preside a legenda em João Pessoa e anunciou que iria reunir os candidatos a vereador do partido para tomar posição quanto à campanha na Capital, após decisão do prefeito Luciano Agra de deixar a legenda. “Quero participar desta reunião para dizer que a direção estadual do PSD tem a posição de manter e preservar a aliança com o PSB estadual e isso passa pelo compromisso no apoio da candidatura do partido em João Pessoa, em Estelizabel Bezerra”.

PENSAMENTO

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…”Nelson Rodrigues

Esta coluna é http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.