Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LUCIANO AGRA RECORRE A EDUARDO CAMPOS PARA SER CANDIDATO 

Pelo que se observa o clima cada dia fica pior no PSB partido comandado com mão de ferro pelo governador Ricardo Coutinho, cuja vontade jamais é discutida pelos seus filiados. Agora a criatura se virou contra o criador, ou seja, e o prefeito Luciano Agra que até há alguns meses era um simples técnico da Prefeitura que foi alçado a vice-prefeito da capital e depois prefeito, tomou gosto pela coisa e não aceita no próximo pleito ficar como mero coadjuvante, tanto que enviou correspondência ao presidente nacional da legenda o governador Eduardo Campos se queixando de ter sido escanteado e colocado no seu lugar uma candidata que definitivamente não decola. Luciano revela na correspondência que Ricardo Coutinho não cumpriu acordo feito com ele, que se até junho a sua candidata não decolasse, ele Luciano entraria na disputa. Ao final escreve o prefeito: “Quero ser candidato. Para unir forças, o partido, as demais legendas edar sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo na Prefeitura de João Pessoa, e, acima de tudo, fortalecer o nosso projeto político, solidificando as bases imprescindíveis da capital para as disputas futuras em 2014, nos cenários estadual e nacional”.E agora como fica Ricardo Coutinho que até hoje reinou absoluto e sem ser alvo de qualquer contestação. Já se informa por ai, que ontem mesmo Luciano Agra já teria sido desautorizado pela alta direção do partido na pessoa do vice presidente da legenda Carlos Siqueira, que informou ao mesmo que o partido irá aceitar e concordar com tudo que for decidido pelo diretório estadual na Paraíba. 

RAISSA QUER ESTELIZABEL COMO VEREADORA

Rei morto rei posto. Bastou correr a noticia que Agra poderia voltar a disputa a presidente do Diretório do PSD de João Pessoa, vereadora Raíssa Lacerda, não perdeu tempo e até sugeriu que a pré-candidata a prefeitura de João Pessoa pelo PSB, Estelizabel Bezerra deveria ser candidata à vereadora da Capital.Defensora do “Volta Agra”, Raíssa garantiu que se o socialista assumir o comando da chapa majoritária em João Pessoa pelo PSB o seu partido irá apoiá-lo.Nesse caso já existe quem até aposte que Estelizabel, com a ajuda dos partidos aliados, seria contemplada com o cargo de presidente da Casa de Epitácio Pessoa.Como diria Mané Garrincha, “Será que combinaram com os adversários?” 

BRUNO REVELA QUE CANDIDATURA DE NONATO BANDEIRA PODE SER REVISTA 

Outro que não perdeu tempo e nem deixou vingar a volta de Agra foi o vereador e vice-presidente do PPS Bruno Farias. Disse o mesmo que Agra é um nome forte e caso sua volta seja realmente concreta, o PPS pode sim rever a candidatura do ex-secretário Nonato Bandeira. “Não podemos confirmar nada agora, o momento é de discussão e se realmente a Agra voltar para disputar há sim a possibilidade do PPS rever a pré-candidatura do partido na Capital”. Bruno Farias foi mais longe ainda e até aventou a hipótese de seu partido pleitear a vaga de candidato a vice. O que será que Nonato Bandeira que até já trocou farpas com Ricardo Coutinho vai achar de tal idéia de Bruno?

NOVA PESQUISA NA PRAÇA

O Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) registrou nesta terça-feira (29), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a primeira pesquisa eleitoral com vistas à sucessão municipal de João Pessoa, encomendada pelo Jornal da Paraíba. A pesquisa, prevista para ser divulgada no dia 3 de junho, custou R$ 20 mil e ouviu 800 eleitores entre os dias 26 e 28 de maio. De acordo com informações do Ipespe prestadas à Justiça Eleitoral, a pesquisa terá uma margem de erro de 3,5 % para intervalo de confiança de 95%.A pesquisa também revelará a avaliação dos pessoenses sobre os governos do prefeito Luciano Agra e do governador Ricardo Coutinho (PSB) e os três principais problemas da capital paraibana. Se acontecer de Agra figurar entre os primeiros e acontecer uma grande rejeição de Ricardo Coutinho tal resultado pode alterar significativamente o cenário eleitoral pois ai é que a coisa vai ficar feia mesmo. 

VENEZIANO VITAL DO REGO NÃO PERDOA A TRAIÇÃO DO PT

Em entrevista no Programa Conexão Master o prefeito Veneziano Vital do Rego não poupou criticas a alguns membros da direção do PT e ao seu ex-secretário Péron Japiassú. Disse Veneziano que nunca viu nada igual, pois tais pessoas até quinta-feira, três dias antes da traição diziam que a sua gestão era a melhor do mundo e no domingo ele Veneziano foi surpreendido com a súbita e inexplicável adesão dos mesmos a candidatura de Daniela Ribeiro. Disse Veneziano que até entenderia se os mesmos lançassem uma candidatura própria do PT, pois seria perfeitamente legitima, o que não aconteceu frustrando inclusive os petistas que defendiam tal idéia. Pois é Manoel Gaudêncio sempre disse que a política é muito dinâmica, ou seja, é como nuvem a cada vez que a gente olha para o céu a nuvem já mudou de forma e lugar.

AS RIQUEZAS DOS GOVERNANTES DE HOJE E A POBREZA DO PASSADO

A propósito de uma nota que demos aqui sobre a súbita e inexplicável riqueza do ex-presidente Lula, recebemos do advogado Sérgio Gonçalves da Silva, o comentário a seguir: “ Caro Pedro Marinho,quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Na oportunidade gostaria de sugerir que também acrescentasse um outro detalhe, qual seja, não se conhece nenhum militar que tenha servido durante o regime militar (1964 a 1985) que ficou rico, que é dono de emissora de rádio, televisão, jornal ou, ainda que seja um próspero fazendeiro (agricultor ou pecuarista).Sergio Gonçalves da Silva, Advogado.”Realmente faz sentido o comentário de Sérgio Gonçalves da Silva.

TERRA DE MURO BAIXO

O TRE se reuniu e definiu a lista tríplice que será encaminhada a presidente Dilma Roussef, que escolherá um dos nomes selecionados por aquela Corte.. Os nomes escolhidos foram Paulo Antonio Maia, Severino Brasil e Leonardo Trajano. Há quem aposte que o nomeado será Trajano, em razão da vontade do senador carioca Lindbergh Farias. Se tal informação se concretizar, ficará provado que a Paraíba é uma terra de muro baixo e que os nossos políticos são realmente inexpressivos. 

A PREVARICAÇÃO DE NOSSOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO

O arquiteto Germano Romero informa que protocolou junto ao Ministério Público do Estado, nas mãos do Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, numa reunião em que estiveram presentes Dr. Waldo Lima do Valle, Dr. Oswaldo Trigueiro do Vale (pai do procurador) e ele, Germano, uma exposição de motivos, em caráter de denúncia, sobre os problemas de impunidade dos contraventores que perturbam o sossego alheio com equipamentos de som e, da mesma forma, cometem crime ambiental.Tal processo recebeu o número 2012/13960 (Doc 173658), cujo trâmite poderá ser acompanhado no site do Ministério Público Estadual. Apesar da existência dos órgãos públicos, das várias instâncias administrativas, aos quais cabe agir pelo cumprimento das leis mencionadas, entre eles, as Polícias Civil e Militar, Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (SUDEMA) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM).

A PREVARICAÇÃO DE NOSSOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO II

Esclareceu Germano na sua petição, que apesar do Termo de Ajuste de Condutas firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba e demais órgãos citados, divulgado em diversos veículos de comunicação e portais da Internet, para que as polícias Civil e Militar ajam nos casos de perturbação do sossego alheio por barulho. Parabéns para Germano Romero pela sua luta em prol de uma cidade menos barulhenta. Este aprendiz de digitador entende e insiste que a competência para agir é da Polícia Militar, pois se trata de uma contravenção penal, pois a Polícia Civil cabe apenas a investigação dos crimes, Sudema e Semam são meros órgãos administrativos, que mesmo multando não tem poderes para coibir as badernas que acontecem principalmente nas nossas madrugadas. O fato é que não há mais como mascarar uma verdade, a Polícia Militar detesta agir contra figurões que patrocinam tais festas barulhentas e os chamados ‘filhinhos de papai’ que com seus automóveis com possantes aparelhagens de som infernizam a vida de todos e por isto há anos os nossos militares vêm fugindo de tal responsabilidade como o diabo foge da cruz.

REVISTA VEJA CONFUNDE RONDÔNIA COM RORAIMA

Já não é a primeira vez que a Revista Veja confunde Rondônia com Roraima, demonstrando assim que os seus jornalistas não são muito versados na nossa Geografia. Desta feita, o erro ocorreu quando a citada Revista tratar sobre o pedido de do governador Confúcio Moura fará ao Governo Federal no sentido de enviar o Exército para os canteiros das obras das Usinas de Santo Antonio e Jirau.Os profissionais da Veja até poderiam alegar não conhecer o governador Confúcio, mas ignorar as localizações das obras da megas usinas ai já e demais. 

TRE VAI JULGAR RECURSO DE JOSÉ MARANHÃO

Será na próxima terça-feira o julgamento dos embargos do ex-governador José Maranhão contra a decisão daquela Corte que reprovou a sua prestação de contas da campanha de 2010. Como já existe precedente num fato semelhante envolvendo um prefeito, se espera que José Maranhão saia vitorioso e que possa disputar a Prefeitura de João Pessoa, onde já desponta como um dos favoritos. 

DEPUTADOS CONTESTAM RUY CARNEIRO

Os nossos deputados estaduais não querem de jeito nenhum abrir mão do 14° e 15° salários que recebem todos os anos, mesmo sendo a nossa Paraíba um dos estados mais pobres da Federação.Os deputados estão revoltados com o deputado federal Ruy Carneiro, que ao saber que o Congresso Nacional iria cortar a inexplicável regalia, já foi convocando todos os parlamentares, inclusive os estaduais a abrirem mão de tal benefício. Lembram os revoltados que Ruy Carneiro foi deputado em várias legislaturas e sempre recebeu tais extras sem nenhum protesto ou censura. De fato, bem lembrado. 

PENSAMENTO 

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.