Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CORREGEDOR ACUSA COMANDANTE DA PM DE NEGLIGENTE

Informa o portal jampanews que o clima ficou de vaca desconhecer bezerro, na última quarta-feira (9), durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (CGI,), os ânimos exaltaram-se e por muito pouco, não terminou em tiroteio dentro da Secretaria de Administração Penitenciária. O episódio quase se repete na Secretaria de Segurança e Defesa Social quando o corregedor geral das Polícias paraibanas, coronel Siqueira da PM de Pernambuco, resolveu interpelar o comandante geral, Euller Chaves, criticando a forma como o colega paraibano conduz os problemas da corporação. Diante de todo mundo, Siqueira não poupou o verbo para acusar Euller de ser negligente na punição aos maus policiais, inclusive engavetando os processos que saem da corregedoria contra eles. Contundente, Siqueira acusou Euller de não ter pulso e coragem para apurar as denúncias contra os policiais que transgridem a Lei. O assunto é extremamente grave e merece a devida atenção por parte do governo do Estado e do secretario de Segurança Pública, que precisam vir a público esclarecer se de fato o comandante da Policia Militar vem se omitindo e sendo negligente nas suas obrigações.

IVAN BURITY PASSOU UMA CHUVA NA PREFEITURA  

Há muito tempo o clima não é dos melhores na Prefeitura, por conta de uma politização muito grande com secretários das mais diversas legendas, com cada um deles puxando a brasa para a sua sardinha. Aqui mesmo neste espaço, este aprendiz de digitador estranhou que Ivan Burity que deixou a Prefeitura alegando que não podia conviver com a união de Cássio Cunha Lima com o Grupo Girassol, resolvesse retornar agora, mesmo persistindo os motivos alegados pelo mesmo anteriormente. Resultado deu com os burros n’água, pois sequer foi ouvido pelo prefeito Luciano Agra e não conseguiu nem mesmo formar a sua equipe, nem mudar o chefe da desaparecida Guarda Municipal Sandro Targino, que realiza um trabalho inexpressivo, mesmo contando com 600 homens. Burity podia ter passado sem tal vexame.

CÁSSIO COM NOVO MANDATO

Depois de aparecer esta semana com destaque várias vezes no Jornal Nacional da Rede Globo, o senador Cássio Cunha Lima, recebe mais um prêmio é o mais novo representante do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul). A nomeação para integrar a Comissão do Mercosul foi publicada na última quinta-feira (10) no Diário Oficial da União. O Parlasul é composto por 90 parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela, apesar de ainda não integrar oficialmente o bloco, também participa do Parlasul. O senador paraibano foi indicado para o cargo pelo Bloco da Minoria no Senado Federal. Danado é que Wilson Santiago mesmo sem mandato queria a todo custo segurar o mandato do Parlasul, mas foi escorraçado dali.

NÃO POSSO PERDER ESSE EMPREGO

Pedro Coutinho passou quase o mandato inteiro de vereador como superintendente do Instituto de Previdência do Município, aquele órgão que deu um mandato de deputado a Edmilson Soares. Agora depois de tanta bondade de Ricardo Coutinho e depois de Luciano Agra, que não mexeram com o mesmo nas duas gestões, Pedro Coutinho nem quer saber o rumo que irá tomar o seu partido o PTB e já anunciou que apesar de manter uma aliança com a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, não terá dificuldade em votar em outro candidato governista, “independente de candidato”, e ainda afirmou que a volta de Agra seria um “motivo de grande alegria. Como diria o personagem do imortal Chico Anísio: “Eu não posso é perder esse emprego”.

ARMANDO NÃO ‘ARMA’ MAIS

Por falar em PTB, parece que o vereador Tavinho que preside o diretório municipal não dar muita bola ao que decide Armando Abílio, presidente estadual daquela legenda, tanto que emitiu nota afirmando, que o Diretório só vai decidir na segunda quinzena de junho questões referentes às eleições municipais de 2012. Ele deixou claro, entretanto, que a noticia que o presidente estadual do partido, deputado Armando Abílio, poderá assumir uma Secretaria de Estado, caso se concretize, não condicionaria, de forma nenhuma, um eventual apoio do PTB à candidatura a prefeito do PSB. Ainda na nota, o presidente Aristávora Santos lembrou que, por ser um pleito municipal, o PTB da Capital já realizou sua convenção e passou de Comissão Provisória para Diretório Municipal, tendo assim, autonomia para definir o rumo e o caminho político a ser seguido visando o pleito de outubro deste ano. Num passado recente Ricardo Coutinho gozando com Armando Abílio, disse que o mesmo deveria estar “armando” mais algumas, numa referência ao prenome do mesmo e querendo dizer que o mesmo era bem escorregadio e esperto.Será que Armando mudou tanto assim para já merecer uma secretaria de Ricardo Coutinho e outra pergunta: Não podendo o dito cujo oferecer apoio ao projeto socialista, não contando com nenhum deputado federal ou estadual e com dois vereadores desgarrados assim, para que serve o PTB?

URQUIZA: CANDIDATURA DE ESTELIZABEL É INDEFINIDA

Alexandre Urquiza é um dos mais destacados girassóis, em entrevista a uma TV local não se fez de rogado e revelou que a pré-candidatura de Estelizabel Bezerra ainda é indefinida. Segundo o socialista, o PSB tem que estar desarmado para entender que se o nome não for o de Estelizabel, o partido tem que acompanhar o melhor nome, que tanto pode ser o do prefeito Luciano Agra (PSB), de Nonato Bandeira (PPS), ou até mesmo de outro nome que faça parte do projeto. “Se nós entrarmos nessa história de sair com mais uma posição no pleito desse ano, nós vamos perder. Precisamos entender que é o projeto que precisa avançar e chegar a um consenso sobre qual é o melhor nome do grupo nas pesquisas”, existe a necessidade de apostarmos todas as nossas fichas no projeto e não em nomes. É melhor ouvir Alexandre Urquiza, pois do projeto Girassol ele endente.

CACHOEIRA QUERIA INALDO LEITÃO NO DENATRAN

Dentre as centenas de nomes que figuram nos muitos telefonemas de Cachoeira aparece o nome do ex-deputado paraibano Inaldo Leitão, que queria assumir o Denatran tendo ficado meses esperando meses ser nomeação para o importante cargo. O nome de Inaldo apareceu nas muitas gravações copiadas pela Polícia federal como um dos envolvidos com o bicheiro Carlos Cachoeira. Segundo matéria publicada no Correio Braziliense, na manhã desta segunda-feira (14), o ex-deputado federal Inaldo Leitão (PP) teria sido indicado pelo contraventor para ocupar cargo no Denatran. Leitão nega, mas as gravações falam por si só.Outro padrinho de Inaldo que queria a sua nomeação, também tem a ficha bem suja, é é Severino Cavalcanti que teve que renunciar ao mandato de deputado por corrupção.Com uns padrinhos desses o sujeito não vai mesmo a lugar nenhum.

A SECA E ALEGRIA DOS PREFEITOS

Mesmo com toda crise da seca vivida na Paraíba alguns prefeitos insistem em promover o circo esquecendo que neste momento o melhor seria fornecer o pão. Em Monteiro considerada a terra da música com artistas conhecido nacionalmente a prefeita daquela cidade Edna Henrique, inexplicavelmente contratou por R$ 200 mil o sertanejo Daniel, que conhece tanto de Nordeste e forró que se comer uma canjica passa mal. Já em Princesa Isabel, o prefeito Domingos Sávio Roberto Maximiano, mesmo governando um município atingido por decreto de emergência, vai fazer a festa de São João, com a contratação de bandas de médio e pequeno portes. Ele argumenta que o São João serve para aumentar a renda dos comerciantes que vão ao lugar da festa vender bebidas e comidas. Pois é, e serve também fazer a alegria de alguns prefeitos naturalmente.

BIRA ATACA COLEGAS E REVELA QUE CANDIDATURA DE ESTELIZABEL NÃO AGREGA

Quem pensa que a briga interna do PSB está perto de terminar se engana redondamente. Mesmo depois dos muitos desmentidos vindos de figurões do Jardim Girassol se observa com facilidade que a guerra e a disputa continuam ali a pleno vapor. Desta feita quem colocou lenha na fogueira que já arde muito foi o vereador de João Pessoa, Bira Pereira, que voltou a declarar durante entrevista ao Programa Polêmica Paraíba, da 101 FM, que a pré-candidatura de Estelizabel a prefeita de João Pessoa não é agregadora.De acordo com o parlamentar, a pré-candidata lançada pelo PSB na Capital não consegue atrair os partidos políticos a formar um forte leque de aliança. O socialista afirmou que o partido precisa recuperar a unidade e criticou a postura de membros do PSB, a exemplo de Edvaldo Rosas, que atacou publicamente o prefeito Luciano Agra e a secretária de saúde, Roseana Meira, durante entrevista coletiva. O vereador disse também que não teme sofrer retaliações políticas por não apoiar a pré-candidatura de Estelizabel. Pois é, o danando é que Bira esquece que quem vai organizar a lista dos candidatos s vereador pelo partido é Estelizabel e quem sabe pode ocorrer um esquecimento do seu nome. Quem avisa amigo é.( Republicado por incorreção).

CANTORA LÍRICA ISABEL BARBOSA VAI SE APRESENTAR NA PARAÍBA
No Espaço Cultural Cine Bangüê, João Pessoa: Quinta-feira Dia 17 de maio as 20hs, convidada pela Senhora Elaine Souza- Diretora Administrativa da OSPB- Isabel Barbosa será solista junto a violinista Gabriela Queiroz e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência de Luiz Carlos Durier.No repertorio:Donizetti,Puccini,Villa-lobos entre outros.Na Sala Memorial Severino Cabral,Campina Grande: Segunda-Feira DIA 21 de maio as 18.30,convidada pela Senhora Eneida Maracajá- Secretaria Municipal de Cultura,Isabel Barbosa ao lado do pianista Guilherme Rodrigues interpreta Montsalvatge, De falla,Rossini entre outros.Por falar em orquestra sinfônica, o atual maestro renegando uma pratica antiga de só se executar autores estrangeiros começa a executa autores brasileiros e principalmente paraibanos.É bom não esquecer Camilo Ribeiro, João Artur, João Eduardo, Batista Siqueira, Gazzy de Sá, Abdon Milanez, autor do nosso hino oficial, José Rodrigues Correia Lima, Cidalino Fernandes Pimenta, João Pinto de Moraes Navarro, Isabel Burity e Joaquim Pereira, dentre outros.

PENSAMENTO
Ser gênio não é difícil. Difícil é encontrar quem reconheça isso. Millôr Fernandes

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.