Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A MOLEZA DO TRIBUNAL ELEITORAL

 

Vale a pena repetir aqui o que escreveu o jornalista Tião Lucena no seu conceituado blog: “A nossa justiça eleitoral é uma beleza de creuza. Às portas das eleições, com todo mundo e a mulher de Seu Raimundo correndo para tirar o título de eleitor, no cartório de Tambiá o expediente só começa ao meio dia, sendo que na sexta começa de manhã e termina antes do almoço”. Tem razão Tião, realmente inconcebível, principalmente em razão dos gordos salários que recebem os seus servidores, dentre os maiores do serviço público.

 

A MOLEZA DO TRIBUNAL ELEITORAL II  

 

Também ficam explicadas porque as coisas ali  se  ‘arrastam’ , quando deveriam se céleres, para na permitir por exemplo, que o sujeito fique anos ilegalmente ocupando um mandato que não lhe pertence, como aconteceu recentemente com o vereador pessoense Felipe Leitão, que depois de três anos e meio de mandato, foi cassado em primeira instância por compras de votos, ou seja, permaneceu na Câmara praticamente o mandato inteiro.

 

A FALA DE LOURDINHA LUNA

 

Sobre o resultado da última pesquisa para a Prefeitura de João Pessoa, recebi texto de Lourdinha Luna,a  partir deste ponto:  “Dos apresentados conheço bem: José Maranhão,Cícero Lucena, Ítalo Kumamoto e Luciano Cartaxo. O primeiro (Zé Maranhão)tem equilíbrio para maia uma vez administrar o público, depois do curso intensivo na escola da vida, cuidando do seu patrimônio, sempre crescente. Cícero é o homem de fé, que fez um trabalho social bom e tem mostrado dinamismo em sua atuação.

 

A FALA DE LOURDINHA LUNA II

 

 

Prossege Lourdina: “Ítalo também exibe firmeza na condução de seus negócios particulares. Cartaxo é o jovem dinâmico, contido, elegante no fazer e no dizer, que se eleito levará para a Prefeitura a garra e a vontade de realizar, com esmero, o que se propõe. Sobre os outros eu não falo porque suas atividades me são alheias, desde que com eles não tenho aproximação. Creio que farão bem o seu papel, porque todos amam sua cidade e querem vê-la a cada dia mais desenvolvida e progressista”. Vale a pena ouvir o que Lourdinha fala e escreve, já que a mesma durante anos secretariou a grande ‘raposa política’ José Américo de Almeida.  Lourdinha sabe das coisas.

 

 OS DOIS PRIMEIROS COLOCADOS NA PESQUISA SÃO TAMBÉM CAMPEÕES EM REJEIÇÃO

 

Por falar em pesquisa, ficou evidenciado nos números que os dois primeiros colocados na pesquisa Correio-Consult, Zé Maranhão e Cícero Lucena, são também os campeões de rejeição. Em terceiro lugar vem a candidata do PSB Estelizabel Bezerra. Os três têm uma rejeição espantosa, conforme a pesquisa. O peemedebista apresenta 25,4% de rejeição, seguido pelo tucano com 21,7%.Já a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra alcança 12,4% da rejeição dos eleitores entrevistados na pesquisa.Com tais números negativos, muito dificilmente tais candidatos vão crescer e chegarem bem nas urnas, pois comprovadamente quando o eleitor rejeita determinado candidato ele não vota nele de jeito nenhum.

 

 

 TOINHO DIZ QUE LUCIANO É CANDIDATO

 

Não se sabe até que ponto é verdadeira, mas o deputado estadual Toinho do Sopão (PTN), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, anda dizendo que o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito Luciano Agra (PSB) traçaram uma estratégia para as eleições da Capital que deve tirar Estelizabel Bezerra (PSB) e Nonato Bandeira (PPS) da disputa, segundo ele, pelo baixo desempenho que os aliados obtém em pesquisas. “A desistência de Agra não passa de um abafa. No final das contas, Luciano Agra é candidato”, disse Toinho. “Eu digo mais. Vai voltar como se fosse oposição ao governo Ricardo Coutinho, mas, por debaixo dos panos, é um governo só. É apenas uma estratégia, porque não estão bem nas pesquisas”, disse Toinho afirmando que os socialistas estão fingindo. Se forem verdadeiras as declarações de Toinho, Ricardo e Luciano vão colocar Maquiavel no bolso.

 

 

WILSON SANTIAGO PODERÁ SER O CANDIDATO DO PMDB NA CAPITAL

 

Por falar em Maquiavel, parece que o mesmo tem muitos discípulos na Paraíba, pois pelos lados do PMDB o plano é de sustentar a candidatura de Maranhão até o fim e em último caso e não tendo sucesso na Justiça, o ex-governador abriria e asseguraria vaga para o ex-senador Santiago. E com direito a garantia de apoio de outros partidos. Entre eles, o PTB de Armando Abílio, que deixará vaga na Câmara Federal esta semana, mas não ficará muito tempo longe da Capital Federal. Informações dão conta de que Benjamim Maranhão vai abrir vaga para Abílio permanecer, a partir do dia 2, na Câmara Federal. Uma garantia da família Maranhão para ele próprio ou para o escolhido do coração do ex-governador.

 

GOVERNADOR QUETIONA TRT

 

Foi usando exemplos que vão do Rio Grande do Sul ao Ceará, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) questionou na tarde desta segunda-feira a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba que, acatando ação do Ministério Público do Trabalho, decidiu pela suspensão da parceira da Cruz Vermelha com o Hospital de Trauma em João Pessoa. “Que lei é essa que só vale na Paraíba? Porque em todo o resto do Brasil está autorizada a parceira entre as organizações sociais e os poderes públicos a fim de melhorar o atendimento dos serviços públicos para população”, questionou o governador, em seu programa oficial na Tabajara. faz sentido, por que lá fora é permitido e pelas bandas de cá é proibido?

 

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em seis portais.