Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CLIMA DE PORTA DE BOTEQUIM NA SEDE DO PT

O clima esquentou na sede do PT na capital e vídeo que circula na Net mostra Júlio Rafael, o Juca Buranha, partindo pra cima dos partidários de Luciano Cartaxo na base do tabefe e se engalfinhando com o petista Anselmo Castilho. Depois da refrega Julio ficou com a camisa desabotoada e sem os botões. Júlio Rafael seria muito mais útil a coletividade se estivesse cumprindo as suas responsabilidades no Sebrae onde é superintendente.Imagine que é um povo assim que deseja dirigir os destinos de nossa cidade, sejam aqueles ligados ao PSB que é o caso de Júlio, Antonio Barbosa e outros, sejam aqueles ligados a Luciano Cartaxo, que pregam candidatura própria da legenda.Verdadeiramente é um comportamento de porta de botequim.

DEPUTADOS GAZETEIROS SE REUNEM EM HOTEL CHIQUE

A prática vem desde a gestão de Arthur cunha lima, ou seja, todas as vezes que o presidente do nosso Parlamento estadual, realmente deseja quórum gasta uma bela grana dos cofres públicos e oferece num hotel chique da praia, um belo rega-bofes aos gazeteiros comilões. Ontem não foi diferente, ou seja, aqueles que sempre faltam ao trabalho, desta feita compareceram em massa ao farto almoço e ouviram pela milésima vez do presidente Ricardo Marcelo, a ameaça que terão os pontos cortados. Para que ficassem mais espertos, o ideal seria que começassem pagando pelo almoço e pela sala de reunião que utilizaram desnecessariamente, já que na Assembleia o que não falta é sala. 

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A propósito da critica que fizemos aqui a respeito das constantes ausências dos nossos deputados estaduais que não comparecem a Assembleia Legislativa, bem como a falta de coragens dos seus presidentes que ameaçam mais nunca cortam os pontos dos mesmos, recebi inteligente email da amiga e escritora Lourdinha Luna, que faço questão de dividir com os leitores, a partir deste ponto: “Oi Pedro, boa tarde: Eu nunca vi nada igual ao que se passa hoje no Poder Legislativo. Compus como funcionária do PL, por 39 anos e só me aposentei para servir a José Américo. Começamos trabalhando dois expedientes e no sábado pela manhã. Depois com a semana inglesa, uma conquista do operariado extensivo aos servidores públicos, juntávamos esse dia com o domingo. Nas férias parlamentares, na Secretaria havia expediente e todos os admitidos eram convocados para fazer os Anais. As férias dos deputados iam de 20 de dezembro a 20 de janeiro e às vezes eram convocados no primeiro mês do ano, portanto o descanso era de 10 dias. E mais: fui Secretária das 7 comissões temáticas e jamais uma reunião deixou de ser proveitosa à falta da freqüência de um dos seus membros”. 

A FALA DE LOURDINHA LUNA II

Prossegue Lourdinha: ‘”Cada deputado era um departamento de Assistência Social ambulante. Ás suas custas atendiam a população que representavam. Muitos a partir do 2º mandato despediram-se da vida pública, para não empobrecer cada vez mais. Havia interesse pelo bom andamento da Casa. Nem o Presidente tinha carro, o que só aconteceu em 1954. Existia apenas um telefone, nem deputado tinha Secretária particular. Um servidor atendia vários. Ao mesmo tempo assessorei Pedro Gondim, Ivan Bichara, José Fernandes de Lima, Nominando Diniz, Ramiro Fernandes e outros menos constantes, na prestação dos meus serviços. Não havia privilégios, nem para deputados, nem para servidores. Hoje, num só turno, o expediente vai da terça à quinta, excepcionalmente, a Secretaria trabalha na sexta, pela manhã. Não se justifica a ausência dos legisladores de suas funções porque elas são o cerne do Poder Legislativo. Quem sofre é o regime que fica desacreditado. Um abraço cordial de Lourdinha”.

LUCIANO AGRA NÃO RETORNA PARA A UNIVERSIDADE EM 2013

Há alguns meses em primeiríssima mão, escrevi aqui que o prefeito Luciano Agra diferente do que pregava alguns órgãos de imprensa no término do seu mandato, jamais voltaria a UFPB e sim seria aproveitado em importante cargo no Governo do Estado e que em 2014 seria candidato a deputado estadual ou federal. Pelo menos a primeira informação já se confirmou, pois o governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou durante entrevista a imprensa que o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), tem vaga garantida na administração estadual quando cumprir seu mandato de prefeito da Capital.Segundo Ricardo, a vaga está garantida bastando apenas um aceno positivo do prefeito Luciano Agra para comandar uma das pastas no Governo do Estado.

PONTO DE CEM RÉIS, TERRA SEM LEI E SEM DONO

Por falar no prefeito Luciano Agra, quem passa pelo centro da cidade, custa a acreditar no total descaso ali reinante, graças à total inércia da Prefeitura, que além de não pensar num programa de reabilitação dos viciados que tomaram conta daquele local, ainda permite que os mesmos façam da área moradia, com direito inclusive a colchões e lençóis, que são colocados diariamente junto aos bancos e até mesmo no alto da estátua de Vidal de Negreiros o que torna a cena uma verdadeira visão do inferno e um a decepção para os muitos turistas que vão ali fotografar o centro de nossa cidade, cujo piso já anda bem estragado com a montagem e desmontagem de palcos e equipamentos de som, bem como verdadeira poluição visual com horrorosas placas pregadas nas árvores, conforme uma série de fotografias que publiquei no meu blog. 

PONTO DE CEM RÉIS, TERRA SEM LEI E SEM DONO II

Com relação aos invasores, por que a Polícia Militar e até mesmo a Guarda Municipal permitem que tal abuso ocorra? O Largo do Ponto de Cem Réis é um patrimônio da cidade e de todos e evidentemente não pode se transformar em redutos de poucos. Para quem gosta de trabalhar cabe sim a repressão, se determinando aos mesmos o afastamento daquela área que não é e nunca foi moradia ou hotel de ninguém. Já que tanto a Polícia Militar quando a Guarda Municipal relutam em cumprir os respectivos papeis, o Ministério Público bem que poderia agir, obrigando a fazê-los, pelo bem da nossa cidade, que não pode assistir um grupo de viciados tomarem de assalto um dos maiores patrimônio histórico de nossa cidade, fazendo dali moradia, usando droga a luz do dia, transando, tomando banho e até fazendo necessidades fisiológicas, Vamos aguardar as providências.

REUNIÃO DOS PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES DE FUTEBOL 

Na semana que passou por conta de denúncias de recebimento de propinas e outras falcatruas, o enjoado e mal afamado presidente da CPF, Ricardo Teixeira, se encontrava com um pé fora daquela importante entidade de futebol, até mesmo com data prevista para renunciar, quando inesperadamente recebeu uma visita do presidente Lula, que após conversar com o mesmo as portas fechadas o convenceu a ficar no cargo. Danado é que não se sabe qual o interesse do ex-presidente, que reconhecidamente adora passar a mão na cabeças de tais pessoas. Pior do que isso foi à corrida dos 27 presidentes das Federações estaduais, que se reuniram em Brasília e assinaram uma carta pedindo a permanência de Ricardo Teixeira. A polícia perdeu uma excelente oportunidade de fazer ali uma batida e com raríssimas exceções –bota raríssimas nisso – engaiolar todo mundo e assim estaria prestando um grande serviço ao país, principalmente ao futebol brasileiro. 

FABIANO LUCENA AINDA PENSA EM RECORRER

Condenado semana passada a mais de quatro anos de prisão, em sentença proferida pelo juiz Eslu Eloy Filho, numa ação movida pelo Ministério Público em que é acusado de compra de votos nas eleições de 2004 e 2006, o ex-deputado estadual Fabiano Lucena disse que estranhou a decisão e alega que vai recorrer. O processo é referente às eleições de 2004 e o ex-deputado teve todo tempo do mundo para fazer a sua defesa com vários recursos e não seria agora que o magistrado iria atender ao este seu recurso, que tudo indica ser apenas protelatório. 

PENSAMENTO:

‘Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros’
(Roberto Justus) 

Esta coluna é publicada em sete portais e no http://www.blogdopedromarinho.com