Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ministério Público encontra pedaços de baratas em tempero de escola pública

  • por

Também foram encontradas rãs em recipientes que armazenavam a água destinada aos estudantes

Mais cinco escolas foram inspecionadas pelo Ministério Público da Paraíba, sendo que quatro delas se localizam no município de Caldas Brandão e uma, em Gurinhém (a cerca de 70 quilômetros de João Pessoa). Dentre os principais problemas constatados estão a falta de higiene, de alimentação escolar, de acessibilidade nos prédios e de água nas unidades de ensino.

Em Caldas Brandão, foram encontradas na Escola Municipal Adélia Holanda Cavalcante rãs em recipientes que armazenavam a água destinada aos estudantes e restos de temperos (que seriam usados no preparo da merenda) com baratas.

Na escola estadual Caldas Brandão, turmas do ensino médio não têm salas e os alunos são obrigados a estudar no pátio. Já na escola municipal João Bandeira de Souza, o banheiro estava com o esgoto quebrado e o mau cheiro contaminava todo o prédio.

As promotoras de Justiça Jaine Aretakis Cordeiro Didier e Fabiana Lobo (que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Educação) encontraram escolas com rampas que não atendem às normas técnicas e com inclinações que inviabilizam o direito de ir e vir de cadeirantes. Também foram encontradas cisternas secas nas unidades de ensino.

MP pela Educação

As inspeções realizadas na Comarca de Gurinhém fazem parte do projeto “MP pela Educação”, desenvolvido pelo Ministério Público paraibano. Os problemas constatados nas fiscalizações serão registrados em relatório e a Promotoria de Justiça de Gurinhém deverá solicitar às Secretarias de Educação das duas cidades que sejam tomadas as providências necessárias para a solução definitiva dos problemas.


Não é possível comentar.