Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PF deflagra operação contra crimes para obter benefícios do INSS, em João Pessoa

PF deflagra operação contra crimes para obter benefícios do INSS, em João Pessoa

Uma operação da Polícia Federal é realizada na manhã desta terça-feira (7), em João Pessoa. As ações apuram fraudes previdenciárias em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Um mandado de busca foi expedido pela Justiça Federal na Paraíba.

De acordo com as investigações, foram identificadas falsificações em documentos particulares e inserção de dados falsos em sistemas do governo para a obtenção de benefício assistencial (BPC/LOAS).

A Operação Apate é realizada por policiais federais, servidores da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista e do Ministério da Economia.

OPERAÇÃO APATE

A Polícia Federal na Paraíba, através da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários – DELEPREV, deflagrou na manhã de hoje, 07.07.2020, a operação APATE que visa a desarticular crimes previdenciários ocorridos em detrimento do INSS.

A investigação apura a ocorrência de delitos cometidos com falsificação de documentos particulares e inserção de dados falsos em sistemas governamentais para a obtenção de benefício assistencial (BPC/LOAS), condutas, em tese, tipificadas como estelionato qualificado e inserção de dados falsos em sistemas de informações, sem prejuízo de outros delitos evidenciados com o decorrer do inquérito.

A operação foi deflagrada por policiais federais e servidores da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista, do Ministério da Economia, com o cumprimento de mandado de busca expedido pela Justiça Federal da Paraíba.

Segundo a mitologia grega, “APATE” era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.