Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

No auge, Aline Barros comemora sucesso: “Deus me sustenta” (Um Papinho com ela)

Com seis troféus Grammy, cantora gospel analisa carreira: “Tudo o que a gente conquista é porque Ele nos deu força”

Considerada a pioneira da música gospel no Brasil, Aline Barros ainda é um dos maiores nomes do gênero no País e arrasta uma multidão de fãs por onde passa.

No auge, Aline Barros comemora sucesso:
Divulgação

No auge, Aline Barros comemora sucesso: “Deus me sustenta”

Reconhecida internacionalmente, a cantora já foi indicada dez vezes ao Grammy Latino, conquistando seis troféus de Melhor Álbum de Música Cristã de Língua Portuguesa. Em uma conversa com iG Gente, Aline relembra sua trajetória, fala sobre carreira, família, filhos, e, claro, sua fé: “Se eu tenho alguma coisa, todo mérito e glória realmente são sempre para Ele”.

Confira o bate-papo:

iG: Você sempre foi o maior nome do gospel no Brasil. Como você vê o cenário do gênero hoje? Está feliz com os rumos da música evangélica?

Aline Barros: Eu vejo que a música gospel tem se firmado e conseguiu o seu espaço no Brasil. Tem tido uma força muito grande por falar a respeito de esperança, de fé e tem ajudado milhares de pessoas, milhares de famílias. A música evangélica tem ajudado a abrir muitas portas, então a gente fica feliz por esse momento que estamos vivendo. Temos a oportunidade de participar de programas de TV e rádio e ter um apoio da mídia de uma forma geral. O gospel cresceu bastante e acredito que vai continuar crescendo.

iG: Você é uma cantora que consegue transitar em diversos ritmos, do pop ao R&B. Qual é o seu estilo predileto? Qual deles você acredita ser seu grande trunfo como cantora?

Com seis troféus Grammy, cantora gospel analisa carreira:
Divulgação/Ronaldo Rufino

Com seis troféus Grammy, cantora gospel analisa carreira: “Tudo o que a gente conquista é porque Ele nos deu força”

Aline Barros: Eu gosto de música. Não tenho um estilo predileto, o que eu faço é cantar. Então, de acordo com o trabalho que a gente se propõe a fazer, e dependendo do momento que estou vivendo, as mensagens refletem na música de alguma forma, algum estilo. Mas eu continuo amando o louvor congregacional. Essa é a minha vida. Não digo que seja um trunfo, mas é minha história de vida. Deus me chamou pra algo específico e sempre procuro focar no chamado que Ele tem pra mim.

iG: Você sente que existe algum preconceito com a música gospel?

Aline Barros: Da minha parte, não. Não posso falar pelos outros, mas eu não me sinto excluída ou nada parecido.

iG: Para você, cantar sobre Deus e seus ensinamentos é um trabalho, uma missão ou uma “obrigação”?

Aline Barros: Cantar a respeito de Deus, dos Seus valores e dos Seus princípios e da Sua palavra é uma missão que Ele me deu. Para cada um Ele deu um talento, toda boa dádiva é dada por esse Deus maravilhoso, então é pra Ele que eu canalizo tudo isso com todas as minhas forças. É a essência Dele chegando nas famílias, isso é um fator que motiva muito quem está na estrada nessa grande missão.

iG: Qual a parte mais prazerosa nisso tudo? E a mais difícil?

Aline Barros: A parte mais prazerosa é ver o resultado que tem alcançado a vida de pessoas, ver que estão sendo abençoadas e transformadas por Deus. Difícil é ficar distante da minha família, ter que viajar, ficar muitos dias afastada daqueles que eu gostaria de estar presente em todo o tempo, mas faz parte dessa grande missão. Graças a Deus que tenho uma família que me apoia, filhos que entendem e compreendem e que amam a Jesus assim como eu. Meu esposo sempre está junto e isso tudo é muito importante pra essa missão que Deus me deu.

iG: Deus ou os seus esforços são os responsáveis pelo sucesso de Aline Barros?

Aline Barros: Tudo o que a gente conquista na nossa vida é porque Deus nos deu força pra isso. Então, se eu tenho alguma coisa, todo mérito e glória realmente são sempre pra Ele. Toda glória eu devolvo a Deus porque é Ele que me sustenta, tem acrescentado todas as coisas na minha vida. A palavra de Deus me ensina a fazer coisas excelentes e isso me leva para um caminho de sucesso dentro daquilo que faço. Todo aprendizado e ensinamento que eu recebi veio de Deus e da palavra Dele. A Ele mesmo seja dada toda glória.

Aline Barros é casada com o ex jogador de futebol, Gilmar Santos, e tem dois filhos: Nícolas, de 13 anos, e Maria Catherine, de cinco
Divulgação

Aline Barros é casada com o ex jogador de futebol, Gilmar Santos, e tem dois filhos: Nícolas, de 13 anos, e Maria Catherine, de cinco

iG:  Em qual momento da sua vida você sentiu que Deus estava mais presente ao seu lado? E o menos presente?

 

Toda glória eu devolvo a Deus porque é Ele que me sustenta. A palavra de Deus me ensina a fazer coisas excelentes”

Aline Barros: Todos nós passamos por momentos de dificuldade. Nesses momentos, a certeza que eu tenho é tão grande que Ele está presente, comigo. Não tenho uma situação específica para contar, mas eu lembro de falar: “Se o Senhor tá comigo, eu vou”. Se eu tenho a certeza que Ele está ao nosso lado, não devo temer mal algum. Isso sempre esteve no meu coração e tem me dado forças pra superar todas as dificuldades, os problemas e os grandes desafios. Já tive oportunidade de fazer várias escolhas, tomar decisões que eu tive que dar e só dei porque tinha certeza que Deus estava ali comigo porque senão não teria dado.

iG:  Na política, o Brasil tem uma bancada evangélica bem forte. Você já recebeu convites para entrar no meio político? Gostaria de atuar de alguma forma na política?

Aline Barros: Não, nunca, graças a Deus. Não fui chamada pra isso, e não aceitaria se o fosse.

iG:  São atribuições muito diferentes servir a Deus como cantora e também como pastora? Qual delas te deixa mais feliz e plena?

Aline Barros: Uma coisa acaba completando a outra na minha história de vida porque nos lugares por onde eu passo sempre deixo uma palavra, acabo cuidando de pessoas, sendo instrumento e um canal de Deus pra abençoar, não só com canções. Por isso, ser pastora e cantora, no meu caso, uma coisa completa a outra, pela missão que Deus me deu. Tem um peso grande pelo fato de eu ser uma pastora e ter essa oportunidade de levar um conselho ou uma palavra. Hoje sou uma referência nesse tempo. Isso é muito importante.

Ig

Aline Barros. Foto: Divulgação/Quartel Design
Aline Barros. Foto: Divulgação/Ronaldo Rufino
Aline Barros. Foto: Divulgação
Aline Barros e o marido Gilmar dos Santos. Foto: Divulgação
Aline Barros. Foto: DivulgaçãoAline Barros. Foto: Divulgação
Aline Barros. Foto: Divulgação/Quartel Design