Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EXEMPLO A SER SEGUIDO : Para evitar H1N1, cumprimento entre fiéis é suspenso em Aparecida

Medida começou a valer nesta terça (21) nas missas no Santuário Nacional.
Segundo reitor, eucaristia não será mais entregue na boca dos romeiros.

 

 
Romeiros levantam as mãos para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida na Basílica. (Foto: Carlos Santos/G1)Santuário Nacional suspende cumprimentos entre os romeiros para evitar a gripe A. (Foto: Carlos Santos/G1)

O Santuário Nacional de Aparecida informou nesta terça-feira (21) que os cumprimentos entre os fiéis durante as celebrações nas missas estão suspensos para evitar a transmissão do vírus da gripe H1N1. Segundo o comunicado assinado pelo padre Domingos Sávio da Silva, reitor do santuário, a distribuição da eucaristia não será feita diretamente na boca, mas entregue nas mãos dos romeiros. O aviso aos fiéis está sendo feito antes das celebrações.

Medidas semelhantes foram adotadas nas dioceses de São José dos Campos e Taubaténeste mês.

Desde janeiro, as regiões do Vale do Paraíba e Bragança  Paulista registraram oito vítimas fatais da doença. São José é a recordista de mortes causadas pela gripe A em 2013, com cinco casos.

O primeiro óbito foi de um jovem de 16 anos em 23 de abril. Outras duas vítimas, uma mulher, de 50 anos, e um homem, de 54 anos, morreram no Hospital Municipal nos dias 25 e 9 de abril, respectivamente. A penúltima morte aconteceu na última quarta-feira (8) – uma mulher de 44 anos, que faleceu na Santa Casa e o último caso foi de uma idosa de 70 anos que morreu na madrugada do último domingo (12).

Em Taubaté morreram dois homens vítimas do vírus. O primeiro foi um idoso de 62 anos em 17 de abril e o outro foi de uma vítima de 52 anos que morreu em 6 de maio. Os dois óbitos foram de pacientes que estavam internados no Pronto Socorro.

O último caso foi registrado em Joanópolis. Um homem de 38 anos foi a primeira vítima fatal da gripe H1N1 na cidade. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta segunda-feira (20). O comerciante morreu na madrugada de domingo (19) e, segundo a prefeitura, foi enterrado no mesmo dia.

Ranking
O Estado de São Paulo concentrou 90% das mortes pela gripe A (H1N1), a chamada gripe suína, entre o começo deste ano e o dia 12 de maio, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (21). Dos 61 óbitos em todo o país em razão da doença, 55 foram em São Paulo.

Os dados fazem parte do balanço de vacinação de gripe apresentado pelo governo federal. As informações apontam ainda que foi superada a meta de vacinar 80% do público-alvo (crianças de até 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas e idosos). De modo geral, 83,7% do público-alvo foi vacinado durante a campanha deste ano.

Do G1 Vale do Paraíba e Região