Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

19 DE MARÇO, Dia de São José: quem foi o ‘pai adotivo’ de Jesus e por que foi escolhido… –

Dia de São José, pai adotivo de Jesus e considerado protetor da igreja

São José é o santo cuja data litúrgica é celebrada pela igreja católica no dia 19 de março. E, embora o nome José seja comum a diversos personagens históricos e apareça em diversos pontos da Bíblia, o homenageado na data é ninguém menos do que o pai adotivo, por assim dizer, de Jesus Cristo.

Conhecido como José Carpinteiro e José Operário, São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e padroeiro universal da igreja. Além, claro, de ter sido o tutor do menino Jesus.

Descendência nobre e participante do plano de salvação
Se a Jesus é comumente atribuída à descendência de Da… – Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/03/19/dia-de-sao-jose-conheca-a-historia-do-pai-adotivo-de-jesus-e-veja-oracao.htm?cmpid=copiaecola

Embora não seja o pai biológico de Jesus Cristo – afinal, de acordo com a narrativa bíblica, Maria, mãe de Jesus, o gerou de forma milagrosa -, José foi o pai de criação do Filho de Deus. E José, sim, era descendente de Davi, e natural de Belém.

Sobre o nascimento de Jesus, embora cercado de controvérsias em relação ao local exato, é dito que teria ocorrido justamente em Belém porque, à época, as famílias deveriam regressar à terra natal para um recenseamento. Por isso que José e Maria teriam deixado Nazaré, onde viviam, rumo a Belém.

Antes do nascimento de Jesus, no entanto, José e Maria foram escolhidos para darem a luz ao Filho de Deus.

Maria, em vista de gerar Cristo em seu ventre, foi preservada do pecado original. É a Imaculada Conceição. E José foi escolhido para participar deste plano de salvação. Ele abraçou a missão de ser o esposo de Maria e pai adotivo de Cristo por causa da sua abertura de mente e coração para Deus.
Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo

Relação pai e filho
Como tutor e “pai” de Jesus, há de se imaginar o tamanho da importância e influência de José na vida do Filho de Deus. Não há, porém, muitas referências na Bíblia… – Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/03/19/dia-de-sao-jose-conheca-a-historia-do-pai-adotivo-de-jesus-e-veja-oracao.htm?cmpid=copiaecola

Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou “coiê” pelos meus “caico”(cálculo)
20 espiga em cada pé
Pelos “caico” (cálculo) eu vou “coiê”(colher) 20 espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.