Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VEJAM SÓ AONDE NÓS ESTAMOS E PARA AONDE NÓS VAMOS : “Ela é exemplo de caráter”, diz Renan sobre presidente do Supremo, Cármen Lúcia

Encontro sobre problemas de segurança pública do País entre os chefes dos Três Poderes da República serviu também para superar “tensão” entre eles

Presidente do STF, Cármen Lúcia, o presidente da República, Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros
Carlos Humberto / SCO / STF – 28.10.16

Presidente do STF, Cármen Lúcia, o presidente da República, Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros

Primeiro a se manifestar após o encontro entre os chefes dos Três Poderes da República, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a reunião marcada para tratar de problemas de segurança pública serviu também para que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) superassem a crise entre os dois Poderes.

“Aproveito a oportunidade para dizer que tenho muito orgulho de ser presidente do Congresso Nacional no exato momento em que a presidente Carmén Lúcia é presidente do STF. Ela é o exemplo do caráter que identifica o povo brasileiro”, afirmou.

Esta semana, Renan e a ministra se desentenderam publicamente por causa da Operação Métis da Polícia Federal. Renan criticou a operação, que fez buscas na sede da polícia legislativa do Senado e acabou criticando o juiz que autorizou a ação e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A ministra reagiu à manifestação do senador afirmando que tomava para si qualquer ofensa a juízes.

A cena de Renan e Cármen Lúcia entrando lado a lado para o encontro já sinalizava a trégua entre os dois chefes de Poder.

Mesmo antes da reunião, o presidente Michel Temer tentou amenizar o clima entre os dois. “Acho que um ambiente de harmonia já está decretado, digamos assim. Não vi nada que pudesse agredir aquilo que a Constituição determina e que os poderes, os chefes dos poderes, têm falado com muita frequência. Aliás, a ministra Cármen Lúcia com muita frequência invoca a ideia da harmonia e da independência dos poderes. As questões que vão surgindo, elas vão se resolvendo pouco a pouco pelos instrumentos institucionais. Como estão sendo resolvidos. Não há desarmonia nenhuma”, afirmou Temer.

Segurança Pública

A pauta oficial da reunião divulgada pelo Palácio do Planalto era segurança pública. A ideia é que os três poderes construam um pacto nacional para a área, na busca por soluções aos problemas do setor recentemente registrados em Estados como Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Responsabilidade dos Estados, a área, segundo havia antecipado o presidente Michel Temer vive um momento de “angústia” que exige o envolvimento dos três Poderes. Mesmo com a reunião do alto escalão, o tema ainda vai ser debatido com governadores e secretários da área.

* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz