Pular para o conteúdo

Tribunal afasta do cargo a prefeita de Monte Orebe


 

Em meio a comoção de quarta-feira pela morte de Eduardo Campos, o Tribunal de Justiça da Paraíba esteve reunido e afastou do cargo a prefeita de Monte Orebe, Cláudia Aparecida Dias,por crime de desvio de dinheiro público ao tempo em que foi secretária de Administração e Fazenda do municipio, na administração do também denunciado Erivan Dias Guarita.
O relator, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, afirma que o fato aconteceu no ano de 2007. Ele alega que a permanência da acusada no cargo de prefeita representaria risco à credibilidade do poder judiciário e ao patrimônio público municipal. Segundo o relator, o então prefeito Erivan Dias e a então secretária Cláudia Dias adulteraram os próprios contracheques (relativos ao mês de dezembro de 2006), em valores muito acima do que efetivamente recebiam.
Os documentos continham carimbo e assinatura do ex-gestor. O relator aponta que a falsificação teve o objetivo de gerar margens maiores para obter empréstimos consignados na folha de pagamento, junto a um banco sediado em Porto Alegre-RS, com o qual a prefeitura tinha firmado um convênio.
Ainda de acordo com a denúncia, os acusados não arcaram pessoalmente com o pagamento das parcelas contratadas. Conforme documentação apresentada pela instituição bancária, as prestações não seriam debitadas em folha, mas por meio de boletos bancários emitidos pelo banco em nome da Prefeitura Municipal de Monte Horebe, que ultrapassaram o valor de R$ 77 mil.

Tião Lucena